Programação do mês da primeira infância será aberta nesta quinta, 5

Foto: Wilson Moreno/PMM

SECOM/PMM

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ), lança nesta quinta-feira, 5, o Programa Primeira Infância. O evento será realizado no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, a partir das 9 horas. O mês de agosto foi escolhido por abarcar, no dia 24.08, a comemoração do Dia da Infância, criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). 

Mossoró foi o primeiro município do Brasil a formalizar adesão ao programa Primeira Infância, do Ministério da Cidadania. O prefeito Allyson Bezerra assinou o Termo de Compromisso para adesão das atividades no último dia 23 de junho.

Secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Holanda destaca que durante todo o mês de agosto haverá uma série de atividades voltada à primeira infância. Serão realizadas diversas oficinas, aplicação de flúor com distribuição de kits com escova e creme dental, rodas de conversa, ultrassom artístico, contação de histórias, musicoterapia, atividades físicas e práticas integrativas.

“Será um mês intenso de programação voltada à primeira infância. Teremos uma série de ações para crianças até seis anos de idade e também para gestantes. Faremos esse acompanhamento tanto nos nossos CRASs (Centros de Referência da Assistência Social) como também nas UEIs (Unidades de Ensino Infantil)”, disse Janaína que enfatizou a parceria que a pasta terá durante as atividades. “Será um trabalho integrado entre o Desenvolvimento Social e Juventude com as secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Comunicação, Segurança Pública, Meio Ambiente, entre outras”.

A meta da pasta municipal é aumentar o número de crianças (0 a 6 anos) atendidas pelo Programa Criança Feliz (PCF); ampliar o número de gestantes atendidas pelo PCF; expandir o número de famílias atendidas nos equipamentos sociais; fortalecer os laços afetivos entre crianças (0 a 6 anos) e seus genitores; atualizar o esquema vacinal desta faixa etária correspondente à primeira infância; promover a saúde bucal e estimular o desenvolvimento educacional das crianças.

A primeira infância representa a faixa etária de crianças de zero a seis anos de idade. É nesta fase que os pequenos recebem os principais estímulos motores, emocionais e intelectuais, e, quanto me

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.