Prefeitura inicia distribuição de 14 mil kits de alimentos para alunos de escolas municipais

Foto: Wilson Moreno/PMM

Da Secom/PMM

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou a entrega de kits de alimentos da merenda escolar para famílias de alunos matriculados nas 58 escolas municipais. Serão distribuídos 14 mil kits, beneficiando alunos nas zonas Urbana e Rural do município. Na segunda etapa de entrega, os kits foram reforçados com mais alimentos.

A entrega foi iniciada na última segunda-feira (2) em cronograma definido por cada instituição, evitando aglomerações e seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19. Aproximadamente 100 toneladas de alimentos serão distribuídas aos alunos da rede municipal. Deste total, 21 toneladas são produtos adquiridos da Agricultura Familiar. Serão 31 escolas municipais urbanas e 17 escolas rurais atendidas.

“Estamos esta semana cumprindo o segundo momento da entrega de kits nesta etapa para as escolas. Nós trabalhamos com duas modalidades de entregas de kits da merenda. Temos a merenda centralizada, que é aquela que a secretaria é totalmente responsável pela compra e distribuição. Temos a entrega descentralizada que fazemos o repasse para as escolas e elas se encarregam de adquirir e distribuir a merenda. No entanto, em ambas as modalidades a Secretaria de Educação assume a responsabilidade pelo processo no sentido de acompanhar desde a elaboração do cardápio até a entrega dos kits às famílias. Nessa segunda etapa, estamos entregando 14 mil kits. Dentre os quais, estamos entregando os kits especiais que pela primeira vez serão entregues às escolas do município de Mossoró. Os kits especiais são para crianças com necessidades nutricionais especiais”, explicou a secretária de Educação, Hubeônia Alencar.

Nesta quarta-feira (4), foram beneficiadas as famílias de 283 crianças e adolescentes da Escola Municipal Dep. Maria do Céu Pereira Fernandes, localizada no bairro Dom Jaime Câmara. “Com muita alegria recebemos a segunda remessa do kit alimentação. Serão 283 famílias contempladas do Dom Jaime Câmara e região. São famílias carentes que estavam aguardando esse kit que dessa vez tem o diferencial que é o peito de frango”, destacou o diretor da escola Isaías Medeiros.

Os kits de alimentos são distribuídos para substituir a alimentação da merenda escolar que é oferecida pelas escolas aos estudantes quando as aulas são presenciais. Enquanto as atividades escolares são realizadas na modalidade remota, a Secretaria Municipal de Educação fará a distribuição de kits de merenda escolar que foram elaborados com orientações de nutricionistas.

Para evitar aglomerações, as escolas municipais estão solicitando que os pais e responsáveis dos alunos compareceram em horários definidos em cronograma por turmas. “O principal contato que temos com os pais é através do grupo de WhatsApp, nas redes sociais, e também aqui ao redor da escola muitas famílias moram perto. Vamos divulgando e eles vão chegando, tomando todos os cuidados usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento”, informou o diretor.

A dona de casa Maria Lúcia Duarte é avó de uma aluna da Escola Municipal Dep. Maria do Céu. Ela compareceu à unidade de ensino para receber o kit e aprovou a iniciativa da Prefeitura de Mossoró. “A Prefeitura é muito boa, porque está dando as coisas para crianças que precisam muito. Tem muita gente passando fome por aí. É uma ajuda muito boa”, afirmou Maria Duarte.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.