Prefeitura de Mossoró amplia ações voltadas à primeira infância

Foto: Reprodução

Da Secom/PMM

A Prefeitura de Mossoró tem intensificado as ações voltadas para os cuidados com as crianças de 0 a 6 anos, de forma articulada, em um trabalho que envolve as secretarias de Educação, Assistência Social e Cidadania e Saúde. Após a conclusão da programação do Mês da Primeira Infância, comemorado em agosto com uma série de atividades, o município celebrou, na tarde desta quinta-feira, 2, acordo de cooperação para a execução do projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras.

A audiência de celebração do acordo aconteceu de forma virtual e contou com a participação do prefeito Allyson Bezerra, das secretárias Hubeônia Alencar (Educação) e Janaína Holanda (Assistência Social e Cidadania), além de Janielly Mendonça, coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, representando a secretária Morgana Dantas. Também participaram do evento virtual o promotor de Justiça Sasha Amaral, conselheiros tutelares e representantes da Avante e das secretarias municipais envolvidas no projeto.

“Se a gente cuidar da vida, dos serviços prestados às nossas crianças na primeira infância, teremos um amanhã melhor. Não tenho dúvidas disso. Eu digo muito: temos que dar às crianças o que diz o art. 5º da Constituição. Criança tem que estudar, ter momentos de lazer, de convivência com os amigos, com a família, com a música, arte. E esse é o sentimento no nosso município, de todos os que fazem as nossas secretarias”, destacou o prefeito Allyson Bezerra, relembrando que Mossoró foi o primeiro município do país a aderir ao Mês da Primeira Infância.

Para a secretária de Educação, Hubeônia Alencar, a atenção direcionada às crianças de 0 a 6 anos são imprescindíveis para a construção de um futuro melhor. “As ações que se desencadearão a partir desse momento são extremamente importantes. Sob a liderança do prefeito Allyson Bezerra, e com esse olhar da gestão, de cuidar da criança de forma integral e integrada, podemos contribuir de forma significativa para que o adulto que estamos formando hoje traga para a sociedade futuramente grandes mudanças”, disse.

A secretária também destacou a importância desse trabalho integrado promovido pela Prefeitura de Mossoró. “Vejam o exemplo do Mês da Primeira Infância, o aprendizado que ficou, da importância da intersetorialidade, esse trabalho conjunto, coletivo, de entender que os problemas sociais não são responsabilidade de apenas uma área, nós precisamos atuar em diversas áreas, dividir esse espaço de gestão”, complementou Hubêonia Alencar.

QUALIFICAÇÃO

Durante a audiência de pactuação do projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), a secretária de Educação relembrou que Mossoró é um dos quatro municípios do país a participar de um projeto inédito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, intitulado “Qualificação Direta em Primeira Infância”. A iniciativa, realizada em parceria com a Petrobras, contempla mentoria, assessoria e oficinas para equipes gestoras, corpo técnico e professores da rede municipal de ensino.

A primeira etapa do projeto aconteceu no início do mês passado, com o Seminário de Mobilização e Engajamento, que contou com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Educação. Durante o evento, realizado no dia 10 de agosto, em formato virtual, os profissionais da rede acompanharam palestra ministrada pela professora Cláudia Costin, ex-ministra da Administração durante o governo Fernando Henrique Cardoso, ex-secretária de Cultura do estado de São Paulo e ex-secretária de Educação do município do Rio de Janeiro.

O projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância” terá duração de três anos. O cronograma de atividades inclui diagnóstico da Educação Infantil e da gestão pedagógica, plano de metas e de formação continuada, realização das ações em escolas piloto para a implementação de unidades referências em currículo, materiais, formação e avaliação.   

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.