Mais de 700 pessoas visitam Exposição Auto da Liberdade Memórias

Foto: Allan Phablo/PMM

Da Secom/PMM

A Exposição Auto da Liberdade Memórias já recebeu a visita de mais 700 pessoas ao longo da primeira semana em cartaz, no Partage Shopping. A exposição foi aberta ao público no dia 1º de setembro e receberá visitação até o dia 30 de setembro, data que marca a Abolição da Escravatura em Mossoró e é um dos quatro atos de liberdade abordados no projeto cultural. A exposição é uma iniciativa da Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o shopping. A visitação é gratuita.

Desde o lançamento até a última terça-feira (7), 704 visitantes prestigiaram a Exposição Auto da Liberdade Memórias. Já visitaram a exposição os mossoroenses e turistas de vários pontos do Brasil, incluindo do estado vizinho Ceará e até de São Paulo. Os visitantes puderam ver de perto a riqueza da história de Mossoró contada a partir da exposição que reúne itens do espetáculo teatral Auto da Liberdade. São alguns figurinos e acessórios usados pelo elenco das edições anteriores ao longo de 20 anos de realização do Auto da Liberdade.

Os visitantes da exposição também contemplam fotos do espetáculo de autoria de fotógrafos que participaram de edições da Maratona Fotográfica Mossoró Terra da Liberdade. Todo esse acervo foi reunido e colocado em exposição para preservar a memória e história da liberdade mossoroense. A iniciativa foi alternativa adotada pela Secretaria de Cultura para ser realizada na pandemia da Covid-19. A pandemia inviabilizou a apresentação do espetáculo Auto da Liberdade no ano passado e em 2021, que tradicionalmente é encenado para milhares de pessoas em palco ao ar livre.

“A exposição tem recebido um público expressivo e alcançado nosso objetivo de preservar a memória da história mossoroense marcada pela liberdade, que tem sido contada ao longo das últimas duas décadas pelos nossos artistas no importante espetáculo Auto da Liberdade. A cultura e história mossoroenses são expressivas, reconhecidas nacionalmente e precisam ser mantidas na memória do nosso povo e expressada para quem visita o município de Mossoró”, ressaltou o secretário de Cultura, Etevaldo Almeida.

A exposição retrata a história da celebração dos quatro atos libertários de Mossoró: Libertação dos Escravos em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea; Motim das Mulheres, em 1875, quando as mossoroenses se manifestaram contra o alistamento militar dos homens na Guerra do Paraguai; Resistência ao Bando de Lampião, em 1927; Primeiro Voto Feminino, de Celina Guimarães Viana, em 1928.

A Exposição Auto da Liberdade Memórias ficará em cartaz até o dia 30 deste mês. A visitação fica aberta no horário de funcionamento do Partage Shopping das 10h às 22h, de segunda-feira a sábado, das 11h às 22h domingos e feriados. Os visitantes devem seguir todas as recomendações e protocolos de biossegurança de prevenção à Covid-19 adotados pela Prefeitura de Mossoró e o Partage Shopping. Durante a visitação é obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento social. Os visitantes devem higienizar as mãos com álcool em gel.

Serviço
Exposição Auto da Liberdade Memórias
Período: Até dia 30 de setembro de 2021
Local: Partage Shopping Mossoró
Endereço: Av. João da Escóssia, nº 1515, bairro Nova Betânia

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.