“Outubro Rosa” é lançado oficialmente em Mossoró

Foto: Célio Duarte/PMM

Da Secom/PMM

Com o tema: “Prevenir é uma das melhores formas de lutar”, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou na manhã desta terça (5) a programação oficial do “Outubro Rosa”, campanha nacional que tem como objetivo conscientizar as mulheres para a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

O evento aconteceu no pátio do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, contando com a presença do prefeito Allyson Bezerra, da secretária municipal Morgana Dantas, vereadores, servidores da Saúde, convidados e a população em geral. “Nós estamos em um mês onde toda a atenção está voltada para a saúde das mulheres, principalmente para a prevenção do câncer de colo de útero e de mama. A Prefeitura de Mossoró está fazendo o esforço necessário para garantir parcerias e proporcionar às mulheres de nossa cidade acesso a exames e a tratamentos nas unidades disponíveis no município”, destacou Allyson.

A secretária Morgana Dantas ressaltou a importância de realizar os exames de forma preventiva e reforçou o convite às mulheres para que participem do programa “Saúde Mulher”, realizado pelo SESC em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. “Estamos com um serviço muito bem realizado através de uma parceria com o SESC, onde estão sendo disponibilizados exames preventivos e mamografias inteiramente grátis. Fazemos aqui uma convocação às mulheres para que façam os exames como forma de prevenir esses dois tipos de câncer”, reforçou.

Durante o lançamento do “Outubro Rosa”, o depoimento de uma paciente vítima de câncer de mama atraiu a atenção dos presentes. Débora Dayse Mendonça do Nascimento, 31 anos, fez um relato com muitos detalhes sobre o câncer de mama que descobriu quando tinha 29 anos. “Eu estava amamentando quando descobri um nódulo e ao fazer os exames e a biópsia tive a confirmação que se tratava de câncer de mama. Busquei tratamento, precisei retirar uma mama e hoje já estou na fase final do tratamento. O que posso dizer às mulheres é que se cuidem, busquem ajuda, façam os exames anualmente porque quanto mais cedo a doença for descoberta mais chances de cura”, declarou Débora.

SAÚDE MULHER SESC/SMS – O Programa Saúde Mulher está disponibilizando para as mulheres que residem em Mossoró, exames de mamografia e preventivos gratuitamente. Para ter acesso ao serviço, basta fazer o cadastro nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde é feito um agendamento. Os exames são feitos na Carreta do Programa Saúde Mulher, que está estacionada no pátio do Sesc, na Rua Dr. Mário Negócio, bairro Nova Betânia.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.