Festa de Santa Luzia não terá fogos com efeito sonoro

Foto: Web

A Paróquia de Santa Luzia se prepara para os festejos da padroeira de Mossoró, que começam no próximo mês. Neste ano, a festa volta a ocorrer no formato presencial e com novidades que expressam a sensibilidade da Igreja às lutas sociais. Pela primeira vez, não serão usados fogos de artifício com efeito sonoro, durante todos os festejos.

De acordo com as informações publicadas no Blog Saulo Vale, a decisão foi tomada após uma reunião entre o pároco e coordenador dos festejos de Santa Luzia, padre Flávio Augusto Forte Melo, com o vereador Cabo Tony Fernandes (Solidariedade), ocorrida na Câmara Municipal de Mossoró (CMM).

Na terça-feira passada, a Câmara aprovou projeto, de autoria de Tony, que proíbe a soltura de fogos sonoros. A proposta voltou à Comissão de Constituição e Justiça e depois vai a plenário.

Mesmo ainda não sendo lei, padre Flávio antecipou que a festa da padroeira não vai mais utilizar fogos sonoros, em respeito às pessoas que possuem sensibilidade auditiva. “É uma medida de respeito a pessoas que possuem sensibilidade auditiva, como os autistas.”, afirmou o vigário.

O fim dos fogos com efeitos sonoros é uma luta de pais e responsáveis de pessoas que estão dentro do Espectro Autista. A sensibilidade auditiva dessas pessoas é muito grande e a soltura de fogos com efeitos sonoros chega a prejudicar a progressão do tratamento dos autistas.

O projeto que proíbe que seja utilizado esse tipo de fogos em Mossoró, após aprovada na Câmara, deve ser avaliado pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, que decide pela sanção ou impedimento da mesma.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.