Ministério da Saúde libera dose de reforço contra Covid-19 para todos os adultos

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde irá ampliar a dose de reforço para pessoas acima de 18 anos. A aplicação da dose será realizada cinco meses após o esquema vacinal básico para todas as pessoas a partir dessa faixa etária.

A decisão foi anunciada em coletiva de imprensa no Ministério da Saúde nesta terça-feira (16).

Desde o fim de setembro, o Ministério da Saúde indica a aplicação da dose de reforço em pessoas acima de 60 anos, além de integrantes de grupos de risco, como pacientes em quimioterapia, com imunodeficiência, pessoas que vivem com HIV/Aids, entre outros casos.

Para esse público, as doses eram aplicadas com seis meses e também passarão a ser aplicadas com cinco meses após o término do esquema vacinal básico, ou seja, depois da segunda aplicação das vacinas da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca. Ou após uma aplicação do modelo da Janssen, que é administrado em dose única.

“Com isso, vamos ter uma cobertura maior da população e evitar o que tem acontecido na Europa (aumento de casos), disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O Brasil tem 58,9% da população com o primeiro ciclo vacinal completo. Cerca de 75,7% da população recebeu ao menos uma dose. Os dados são do consórcio formado pelos veículos Folha, Uol, O Estado de S. Paulo, Extra, o Globo e G1.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.