Mossoró será contemplada pelo Programa Nordeste Conectado

Foto: Lisa no Pexels

Criados para expandir o acesso à internet nas duas regiões com os índices mais baixos de cobertura, os programas Norte e Nordeste Conectado alcançaram novos patamares ao longo deste ano. O Ministério das Comunicações (MCom) concluiu 64% das atividades relacionadas à rede troncal que irá interligar 19 cidades nordestinas.

Combinadas, as iniciativas irão conectar 24 milhões de brasileiros que vivem em localidades com baixo índice de conectividade. Com o Nordeste Conectado, estão cumpridas 64% das atividades para implantação da rede troncal que irá interligar 19 cidades da região.

Ao todo, seis estados do Nordeste serão beneficiados com esse projeto. No Rio Grande do Norte, além de Mossoró, a cidade de Caicó também receberá o investimento. O MCom também concluiu 52% dos projetos relativos às redes metropolitanas.

Os municípios beneficiados são: Barreiras, Irecê, Feira de Santana, Juazeiro, Paulo Afonso e Santo Antônio de Jesus (na Bahia); Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral (no Ceará); Caruaru, Serra Talhada, Petrolina e Vitória de Santo Antão (em Pernambuco); Caicó e Mossoró (no Rio Grande do Norte); Parnaíba (PI) e Campina Grande (PB).

Através do Nordeste Conectado será possível levar conexão de altíssima velocidade (100 GB/s, via fibra óptica) às cidades do interior. As redes metropolitanas dos municípios permitirão que a conectividade chegue a escolas (municipais e estaduais), universidades federais, institutos federais, unidades de pesquisa e praças públicas. Para a transmissão dos dados, é utilizada a estrutura de energia da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) que já possui fibras óticas nas linhas de transmissão.

Portal O Mossoroense

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.