Rede municipal de ensino ainda dispõe de vagas para alunos novatos

Foto: Allan Phablo

A rede municipal de ensino de Mossoró iniciou nesta segunda-feira (17) a última etapa do calendário de matrículas 100% on-line para o ano letivo de 2022. Para esta etapa, foram disponibilizadas mais de 6 mil vagas, para todas as modalidades de ensino (berçário, maternal, infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA). Desse total, quase 3 mil já foram preenchidas até as 15h desta segunda, restando ainda mais de 3 mil para as escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) que compõem a rede.

Entre as unidades que ampliaram a oferta de vagas está a Escola Maurício Fernandes da Silva (antigo Colégio Evangélico), que agora está instalada em um novo endereço, na Avenida Dix-neuf Rosado (Centro). Para turmas do 6º ano, ainda havia vagas disponíveis (até as 15h desta segunda), além da Maurício Fernandes, na escola Alexandre Linhares, José Benjamim e Senador Duarte Filho. Para educação infantil, a rede disponibilizou, por exemplo, novas vagas na UEI do conjunto Nova Mossoró, recém-criada, e UEI Zezinha Gurgel, entre outras unidades.

A Secretaria de Educação esclarece que, em algumas unidades, a quantidade de vagas oferecida após a conclusão das etapas anteriores do calendário de matrículas (novos alunos com deficiência, matrículas de alunos com deficiência, renovação e transferência) é reduzida. Há escolas, como a Rotary e Manoel Assis, por exemplo, que já não dispõem mais de vagas no sistema.

Como fazer a matrícula

O passo a passo da matrícula é simples: inicialmente, o pai ou responsável deve acessar o site da Prefeitura de Mossoró (www.mossoro.rn.gov.br). Na aba “Mossoró Digital”, é só clicar em “Educação”. Na sequência, clica-se em “SIGEduc”, quando o usuário será redirecionado para o sistema de matrículas. Em smartphones, é preciso configurar a página para versão “computador”. Aberto o sistema, a etapa subsequente é clicar na aba “Novos Estudantes – Realizar Nova Solicitação de Vaga”.

A primeira informação solicitada é o número do CPF do aluno. Caso o aluno não tenha CPF, é só clicar em “Continuar”. Na sequência, deve-se informar o nome do município (Mossoró) e as respectivas etapas de ensino (série ou turma que o estudante vai cursar). De acordo com a etapa de ensino informada, o sistema apresentará a escola com a oferta de vaga disponível. No próximo passo, são preenchidos o turno, dados pessoais e dados residenciais. Quando finalizado o preenchimento das informações pessoais, basta confirmar a operação.

Para efetivação da matrícula, é necessária a apresentação, em até três dias úteis após a solicitação da vaga, da documentação prevista na portaria (confira AQUI) que instituiu o calendário de matriculas (confira a relação completa mais abaixo). A apresentação dos documentos deverá ser realizada na unidade de ensino para qual foi solicitada a matrícula.

Considerando todas as etapas do calendário de matrículas, iniciado no dia 22 de dezembro de 2021, a rede municipal de ensino de Mossoró está ofertando, no total, mais de 23 mil vagas para o ano letivo de 2022.

SECOM

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.