Chuva no dia de São José: Sertanejo se agarra na fé na esperança por um bom período chuvoso

Foto: Raiane Miranda/Governo do RN

Neste sábado, 19 de março, é celebrado o dia de São José. Na tradição dos católicos potiguares, a chuva que cai nessa data significa a chegada de um bom período chuvoso. A crença no santo, no entanto, pode ser explicada pela meteorologia.

De acordo com o chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, Gilmar Bristot, a mudança de estação favorece a ocorrência de chuvas no estado durante esse período. Ainda há outro fator. “Estamos com uma janela favorável para formação de chuva nos oceanos e esse período de mudança de estação sempre favorece essa formação, quando as condições estão favoráveis. É o caso desse ano”, conta o especialista.

O seminarista Felipe Andrew, graduando em Teologia pelo Seminário de São Pedro da Arquidiocese de Natal, explica a questão da fé que motiva a esperança pelas chuvas no sertanejo. “É um ato de fé do agricultor, confiando que, se no dia de São José cair a chuva, é sinal que o inverno será bom, e, consequentemente, a colheita será farta. É um ato de confiança”, diz.

“Sabemos das dificuldades que o homem do campo passa para sobreviver. Então, o que resta ao homem do campo é a fé. Essa fé demonstra essa confiança em Deus”, completa Felipe.

A governadora Fátima Bezerra utilizou as redes sociais para celebrar a data e as chuvas que já foram registradas no estado, principalmente em Natal, neste sábado. ” O dia de São José começou com chuvas que devem se espalhar em todo estado, renovando as esperanças do sertanejo por uma boa colheita. Água é vida! Tenham todos um ótimo dia”, escreveu.

De acordo com Bristot, a previsão indica chuvas fortes em todas as regiões do RN para os próximos dias. “Teremos uma condição de chuvas para o período entre os dias 21 e 23, com chuvas fortes em todo o estado. Mas nada impede que essas chuvas se antecipem, que é o que está acontecendo no litoral. Com o passar das horas e com o aumento da temperatura, essas chuvas vão chegar ao interior, primeiro Agreste, depois Central, até o Oeste”, explicou.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.