Governo do Estado reconhece Oratório de Santa Luzia como Patrimônio Cultural Imaterial do RN

Foto: Reprodução

Em dezembro do ano de 2001 estreava em Mossoró um dos espetáculos mais emocionantes do estado que passaria a fazer parte do calendário cultural e religioso do município, o Oratório de Santa Luzia. Neste ano, o oratório completa 21 anos de existência, e passa a ser reconhecido pelo Governo do Estado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte.

O reconhecimento foi possível através da Lei Estadual Nº 11.027. Sancionada pela governadora Fátima Bezerra, nesta segunda-feira (28), a lei foi proposta pela deputada estadual Isolda Dantas, publicada na edição desta terça-feira (29), do Diário Oficial do RN (DOE).

O espetáculo, relata a história do martírio da virgem de Siracusa, e reúne pessoas da comunidade e artistas locais na encenação. A produção é assinada pela Paróquia de Santa Luzia e conta com patrocínio do Governo do Estado através do Programa de Incentivo à Cultura, por meio da Lei Câmara Cascudo.

Além de ser um dos pontos altos da tradicional Festa de Santa Luzia, que ocorre há mais de 250 anos, o Oratório confirma a vocação teatral da cidade de Mossoró. No ano passado devido a pandemia, o espetáculo não foi encenado, porém deverá ser retomado neste ano durante os festejos da santa padroeira de Mossoró.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.