Hospital Regional Tarcísio Maia realiza quinta captação de órgãos em 2022

Foto: Arquivo Sesap/RN

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, realizou, na manhã desta quarta-feira (30), a quinta captação de órgãos para transplantes em 2022. A ação faz parte de um trabalho educativo empreendido por uma equipe multiprofissional para a captação de órgãos, o que resultou na realização de 37 captações no HRTM.

Inclusive, no último domingo (27), a equipe da unidade realizou a captação de um coração, que possibilitou o primeiro transplante do órgão no RN após dez anos, tornando o estado o terceiro do Nordeste a realizar esse tipo de procedimento. A atuação da unidade na área da captação de órgãos levou o Ministério da Saúde a considerá-la um hospital estratégico no segmento. Neste período da pandemia, a equipe do HRTM vem seguindo todas as normas e recomendações para garantir a segurança do paciente.

A captação desta quarta-feira foi feita em uma paciente do sexo feminino, de 55 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH), que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva do hospital.

No procedimento, foram captados os rins e córneas para Natal e o fígado para Fortaleza – Ceará. A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HTRM segue à risca o protocolo desenvolvido pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), entidade que regula as diretrizes de morte encefálica, além da conduta desenvolvida pelo estudo DONORS – Estratégias para otimizar a assistência aos potenciais doadores, iniciativa do Hospital Moinhos de Vento – RS.

A equipe médica que participou da captação foi formada pelos cirurgiões César Brito e Felipe Salviano, o anestesiologista Rodolfo Silveira, as enfermeiras Cláudia Farias, Jéssica Saraiva e Tathiane Paloschi, na coordenação da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HRTM, a assistente social Telma Ariana Belém e a enfermeira Susana Cantídio.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.