CNBB realiza seminário nacional de iniciação à vida cristã para presbíteros

Foto: Divulgação

Teve início nesta terça feira, 5, e se estende até o dia 7, o Seminário Nacional de Iniciação à Vida Cristã (IVC) voltado para Presbíteros. A iniciativa é realizada, de forma on-line e inédita, pela a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A formação acontece por meio da plataforma Zoom, das 8h30 às 12h, e contará com certificação emitida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a PUC-Rio.

O assessor da Comissão,  padre Jânison de Sá,  conta que a iniciativa buscará animar e motivar todos os presbíteros para que possam assumir sempre mais o projeto da Iniciação à Vida Cristã em suas comunidades.  “Nós percebemos a necessidade, a urgência desse maior envolvimento de todos os padres nessa missão tão bonita que é iniciar na fé às pessoas, às gerações. E por isso a presença, o apoio, a atuação do presbítero é fundamental”, disse.

O assessor destacou também que a Comissão espera desenvolver, junto aos presbíteros, uma melhor compreensão, reflexão e prática de uma catequese à serviço da Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal nas paróquias e comunidades.

A proposta do seminário, segundo a assessora da Comissão, Mariana Venâncio, é de refletir com os presbíteros sobre as implicações pastorais da Iniciação à Vida Cristã (IVC); o papel da Catequese a serviço da IVC, além de abordar temas importantes para se compreender a teologia da IVC, como a mistagogia, por exemplo. “Além disso, o seminário irá apresentar experiências e pistas para a implementação do projeto da IVC, que poderão orientar os presbíteros que tiverem dúvidas sobre como começar”, argumentou.

Confira a programação completa:

07/04

8h30 – Oração inicial e saudação – Dom Armando Bucciol (Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética)
9h – Mesa-redonda: Experiências de implementação da IVC nas Dioceses
Mediação: Padre Jânison de Sá e Mariana A. Venâncio (assessores da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética)

Experiências:

Dom Carlo Verzeletti (Diocese de Castanhal, Regional Norte 2)
Padre Edson de Bortoli (Diocese de Caçador – Santa Catarina)
Padre Leandro Francisco Pagnussat (Diocese de Goiás)
Padre Erickson Ramos da Silva (Diocese de Jundiaí-SP)
Padre Bruno Moreira Rodrigues e pe. Emílio José Castelo Ferreira (Arquidiocese de Fortaleza).

11h30 – Interação

Link para acesso aos inscritos (aqui)

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.