Emater e Funcitern lançam novo edital para vagas remanescentes do “Gente do Campo”

Imagem: Reprodução

A Emater-RN e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) lançam neste sábado (30/04) um novo edital para seleção do Programa Gente do Campo, a fim de preencher vagas remanescentes do processo seletivo realizado no ano passado.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via Internet, na área do candidato, através do preenchimento de formulário próprio disponibilizado no endereço eletrônico https://forms.gle/3tr2RZiLwVvcacLd8no período das 08h do dia 03/05/2022 até às 23h59min do dia 14/05/2022.

O número total de bolsas serão sete para vagas remanescentes, sendo cinco para técnico agrícola, técnico em agropecuária ou técnico em agroecologia; uma para médico veterinário; e uma para Assistente Social ou Cientista Social ou Sociólogo ou Educador do Campo ou Pedagogo.

Além dessas, serão oferecidas 66 para formação de cadastro de reserva nas seguintes áreas: Assistente Social ou Cientista Social, ou Sociólogo, ou Educador do Campo ou Pedagogo; Engenheiro Agrônomo ou Tecnólogo em Agroecologia ou Ciências Agrárias; Engenheiro de Pesca ou Tecnólogo em Aquicultura; Técnico Agrícola ou Técnico em Agropecuária ou Técnico em Agroecologia; Técnico em Cooperativismo; Tecnólogo em Cooperativismo ou Tecnólogo em Gestão de Cooperativismo; Médico Veterinário; Zootecnista; Analista de Sistemas; Audiovisual; e Secretário Executivo.

As vagas serão distribuídas entre os Núcleos Estratégicos de Ater (NEAs) pelo Rio Grande do Norte e o Escritório Central de Natal, a depender da formação do candidato. Para mais detalhes, acesse o edital completo nos sites da Emater-RN (www.emater.rn.gov.br) ou da Funcitern (http://funcitern.wixsite.com/funcitern). 

Para as sete vagas remanescentes, os aprovados como educandos-bolsistas de nível médio serão matriculados no curso superior em Tecnólogo em Agroecologia pela Uern, desenvolvendo as atividades acadêmicas pelo período de 38 (trinta e oito) meses, onde cursarão e deverão fazer jus ao título de Graduação de Tecnólogo em Agroecologia pela UERN. 

Os selecionados com formação em nível superior terão atividades durante 14 meses, realizando o curso de Especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar também pela Uern. 

O valor mensal da bolsa para o nível médio será de R$ 1.200,00 e, para o nível superior, de R$ 2.000,00. A seleção será por meio de análise curricular e entrevista.

FORMAÇÃO – O “Gente do Campo” representa uma proposta de desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.

O programa também compreende um processo de formação formal e vivencial realizado no cotidiano das ações e experiências da EMATER-RN, em parceria com a UERN.

Um diferencial do programa é a priorização das populações do campo na seleção dos novos formandos-bolsistas. Aqueles que tiverem o ensino médio ou técnico e concorrerem a uma das bolsas, ingressarão no curso tecnólogo em Agroecologia. Já os que concorrerem a uma vaga em nível superior, vão realizar uma pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – EMATER-RN

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.