Cidade de Paraná, no Alto Oeste potiguar, sai do colapso de abastecimento

Imagem: Caern

As boas chuvas na região Alto Oeste do Estado permitiram a retomada do abastecimento de Paraná, que estava há oito anos em colapso. Distante 450 quilômetros de Natal, o município está sendo atendido pelo açude Antas, que já abastece a comunidade de Vila Caiçara, também no município.

Em dezembro de 2021, a Vila Caiçara, que tem uma população de cerca de três mil habitantes, recebeu do Governo do Estado um novo sistema de abastecimento, com captação a partir do açude Antas. Foram investidos tanto no sistema de Paraná, como em Vila Caiçara um total de R$ 1,5 milhão.

Para abastecer a população de Paraná, com cerca de 1.500 pessoas, a Caern está utilizando parte da adutora do Alto Oeste, em uma extensão de 7 quilômetros. Foi equipada a Estação Elevatória de Água Tratada com um novo grupo motobomba, responsável por levar a água até a cidade. Devido o sistema ter ficado parado por muitos anos, a Caern está acompanhando o abastecimento e fazendo correções em redes de abastecimento e equipamentos, quando necessário.

No Rio Grande do Norte, somente o município de Serra do Mel está em colapso parcial de abastecimento. Atualmente, apenas três cidades, atendidas pela Caern, estão em rodízio, ou seja, que não recebem água diariamente. São elas: Espírito Santo, Passagem e Várzea.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.