Programação da Semana do Meio Ambiente 2022 é aberta em Mossoró

Imagem: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), iniciou oficialmente na tarde desta quarta-feira (1º) as atividades da Semana do Meio Ambiente 2022. A programação do evento, que este ano tem como tema “Cuidar do presente para pensar o futuro” e inclui palestras, oficinas e trilha ecológica, foi aberta em solenidade no Teatro Lauro Monte Filho.

“Nós queremos primeiramente agradecer às instituições parceiras, que conjuntamente com a Secretaria e o setor específico da Gerência de Educação Ambiental, elaboraram todo um cronograma de discussão do tema, cuja intenção é plantar uma semente para as futuras gerações, discutir o presente, mas pensando no futuro. A pauta foi definida ouvindo as reivindicações das escolas estaduais, municipais e das instituições parceiras”, destacou o diretor executivo de Meio Ambiente e Urbanismo da Seimurb, Cleciano Rebouças.

O painel de abertura da programação debateu o tema “Imaginar futuros possíveis – Agenda 2030”. O assunto foi abordado pelas professoras Diana Lunardi (Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA) e Raimunda Maria (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), contando ainda com a participação da estudante Heloísa Almeida, do IFRN/Fridays For Future e da gerente executiva de Educação Ambiental da Seimurb, Zildenice Guedes. “Todo o evento é um convite para cuidar do meio ambiente, da natureza, cuidar de nós mesmos, estendendo o cuidado ao ambiente que nos cerca”, pontuou a gerente.

Estiverem presentes também na solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente o vice-reitor da Ufersa, professor Roberto Pordeus; a professora Gabriela Cemírames, da Uern; o professor Lenilton Alex, coordenador do curso de Gestão Ambiental do campus Mossoró do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); a presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mossoró, Vânia Diógenes, além dos secretários municipais Faviano Moreira (Agricultura e Desenvolvimento Rural) e Franklin Filgueira (Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo).

“A gente vê o interesse, a preocupação da gestão municipal com o Meio Ambiente, isso é muito importante. Na Ufersa, também iniciamos a Semana do Meio Ambiente e a universidade está sempre procurando ser uma parceira dos órgãos municipais e estaduais. Estamos de portas abertas para debater os problemas do Meio Ambiente”, afirmou o vice-reitor da Ufersa, Roberto Pordeus. “É um evento de suma importância para a nossa sociedade. Estamos aqui para participar das discussões, debatendo conteúdos em nível científico e técnico”, afirmou Lenilton Alex, coordenador do curso de Gestão Ambiental do IFRN Mossoró.

A presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB Mossoró, Vânia Diógenes, também ressaltou a importância da realização do evento. “Falar de Meio Ambiente é pensar no todo. Nós, enquanto OAB, enquanto militantes da causa das questões ambientais, lutamos em busca de educação ambiental, de transformar as pessoas conscientemente, porque agir com consciência é não agir por impulso. Um evento como esse traz esperança, esperança em trabalhar nos mais jovens o despertar pelas questões ambientes, pelo outro”, disse.

Até o próximo sábado (4), a Semana do Meio Ambiente discutirá questões relacionadas à “Agenda 2030” e aspectos inerentes à sustentabilidade ambiental. “O objetivo é mobilizar as pessoas para que aprendam novas práticas para nos conectar em prol da sustentabilidade. Então, trata-se de construir outros mundos possíveis a partir das ações que desenvolvemos hoje. Convidamos a população para junto conosco imaginar outras realidades e também trabalhar outros cenários diferentes dos que temos hoje”, acrescentou Zildenice Guedes, lembrando ainda que a Semana do Meio Ambiente do município é realizada através de parceria entre a Prefeitura de Mossoró, Uern, Ufersa, IFRN e Instituto Lixo Zero.

Programação:

2/6 (Quinta-feira)

8h – Oficina de produção de sabão ecológico

Local: IFRN

Dr. Raimundo Cosme

14h – Oficina “Cidades Sustentáveis e Abelhas”

Local: Parque Municipal Prof. Maurício de Oliveira

Victor Hugo Dias

3/6 (Sexta-feira)

15h – Oficina de Bonsai

Local: Parque Municipal Prof. Maurício de Oliveira

Gildo Kleber

15h – Trilha Ecológica

Local: Parque Municipal Prof. Maurício de Oliveira

Embaixadores 2022

4/6 (Sábado)

8h – Oficina Produção de papel

Local: Parque Municipal Prof. Maurício de Oliveira

Yara Varela (Graduanda de Gestão Ambiental)

Enaira Liany (Discente do PPGATS – UFERSA)

8h – Oficina – Produção de Bioativos para crianças

Local: Parque Municipal Prof. Maurício de Oliveira

Marlon Feijó (Docente do PPGATS)

8h – Oficina – Uso do microscópio Digital UBS para estudo de ciências

Local: Parque Municipal Prof. Maurício de Oliveira

Leticia Emilly (Graduanda em Ecologia)

Débora Marcelino (Discente do PPGATS – UFERSA)

Fonte: Prefeitura de Mossoró

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.