Arquitetura para todos

Imagem: Reprodução

Na terça-feira, 14 de junho, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte vai realizar, em Mossoró, o Arquitetando 2022.  

Com o intuito de disseminar a arquitetura para todos a programação, nos dois dias de evento, levará informação para todos os entes da sociedade, do cidadão, ao profissional de arquitetura, bem como para o poder público, ensinando este a oferecer a assistência técnica do arquiteto à população de baixa renda. 

Pela manhã do primeiro dia serão realizados atendimentos aos arquitetos e urbanistas, biometria e consultas técnicas e jurídicas. À tarde acontece o IFórum de ATHIS do Oeste Potiguar, para o qual foram convidadas cerca de 40 prefeituras da região. Esse momento visa difundir junto às prefeituras a Lei federal nº 11.888/2008, a Lei da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – ATHIS. Tal lei garante que famílias, com renda de até 3 salários-mínimos, recebam assistência técnica pública e gratuita para a elaboração de projetos, acompanhamento e execução dos projetos. Os serviços de assistência técnica previs­tos por essa Lei devem ser custeados por recur­sos de fundos federais, estaduais e municipais direcionados à habitação de interesse social, por recursos públicos orça­mentários ou por recursos privados.

O Fórum vai mostrar aos prefeitos e suas equipes (secretários e corpo técnico) como fazer para pôr em prática essa lei e beneficiar a população de baixa renda, apresentando o caminho a ser trilhado de maneira didática para implantação do ATHIS.  

Já o segundo dia começa com um ciclo de palestras. A primeira tem como tema a valorização e conservação do patrimônio. A segunda palestra abordará a arquitetura modernista.   

Encerrando o Arquitetando, a Caminhada Desenhada Passos & Traços, que percorrerá os principais patrimônios históricos de Mossoró: Estação das Artes, Palacete Secretaria de Tributação, Palácio da Resistência, Igreja São Vicente, Memorial da Resistência e Praça da Convivência. A cada parada, o guia da caminhada falará sobre a edificação e os participantes terão um tempo para desenhar (sketch).

Programação:  

  • 14/6 – Terça-feira – Local: auditório do Sebrae 

9h – Atendimento, biometria e consultas técnicas e jurídicas 

14h – I Fórum de ATHIS do Oeste Potiguar 

– Palestra sobre ATHIS – implementação 

– Case de sucesso do ATHIS – Projeto Mãe Luiza Acessível 

– Palestra do Ministério do Desenvolvimento Regional para as cidades. 

 

  • 15/6 – Terça-feira – Local: auditório do Sebrae 

9h – Atendimento, biometria e consultas técnicas e jurídicas 

9h – Ciclo de palestras – Local: Centro Educacional Jerônimo Rosado 

– Palestra: Arquitetura Modernista 

– Palestra: Valorização e Conservação do Patrimônio 

15h – Passos & Traços – Caminhada Desenhada 

Trajeto: 1 – Estação das Artes 

             2 – Palacete Secretaria de Tributação e Palácio da Resistência 

             3 – Igreja São Vicente 

             4 – Memorial da Resistência 

             5 – Praça da Convivência 

 

Guias da caminhada: Geraldo Maia – historiador 

                        Alexandre Lopes – arquiteto e urbanista 

Música: Severo Sanfoneiro Trio

Fonte: CAU/RN

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.