Caravana do RN+ Coração inicia atendimentos a crianças com cardiopatia

Imagem: Reprodução

Com o tema “Vamos aonde bate um pequeno coração”, o projeto RN+Coração deu início, na manhã desta sexta-feira (10), à caravana do projeto que vai atender as crianças potiguares com cardiopatia congênita. A primeira etapa do RN+ Coração Na Estrada, criado a partir da parceria entre Governo do Estado, Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Associação dos Amigos do Coração da Criança (AMICO), foi realizada na sede da associação, em Natal, recebendo as famílias para realização de exames e consultas.

O programa busca promover o diagnóstico precoce das cardiopatias infantis por todo o estado através de caravanas em seis cidades fazendo triagem com toda equipe de psicólogos, assistentes sociais, cardiologistas, enfermeiros para a realização de exames como o ecocardiograma em crianças até seis anos de idade.

“O projeto é fruto da parceria do Governo com a Amico e é fundamental para fortalecer a capacitação na área da cardiologia e avançar na atenção às crianças oportunizando a cirurgia cardíaca feita no Estado para que não tenha o seu desenvolvimento comprometido. Para que o tratamento seja o mais ágil possível, salvando vidas. Pretendemos instituir a linha de cuidado em atenção às doenças congênitas do coração para melhorar o diagnóstico precoce”, disse o secretário de Saúde Cipriano Maia.

A ação envolve dezenas de profissionais que neste final de semana seguirão para Macaíba e São José de Mipibu. Na próxima semana a caravana segue para Currais Novos, Pau dos Ferros e Mossoró.  Os mutirões contam com o apoio do INCOR Natal, Hospital Rio Grande e Círculo do Coração de Pernambuco.

“A expectativa da caravana é buscar e tratar aquelas crianças que sequer receberam os diagnósticos, tirar dúvidas sobre a cardiopatia congênita, além de diminuir a demanda reprimida daquelas que já têm um diagnóstico, mas, pela distância da capital, pela falta de conhecimento dos familiares e mesmo pela questão da regulação, não conseguem manter o tratamento necessário”, pontuou o cardiopediatra Raimundo Amorim, coordenador da iniciativa.


CARDIOPATIA CONGÊNITA

No Brasil, para cada mil nascidos vivos de oito a dez bebês nascem com algum tipo de cardiopatia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, são registrados anualmente cerca de 30 mil novos casos de cardiopatia no país. Cerca de 20% terão cura espontânea e os demais provavelmente necessitarão de uma ou mais cirurgias cardíacas em algum momento da vida. A média nacional de crianças que conseguem um diagnóstico e tratamento se aproxima de 30%.

Aqui no RN, cerca de 500 crianças nascem com más formações cardíacas. No entanto, devido ao trabalho desenvolvido pela Amico, a taxa das crianças que são tratadas se aproxima de 50%. “Com o RN+ Coração, vamos avançar. Mais pais, irmãos, avós terão a chance de lutar pelos seus pequenos. O programa trará mais vida para todo estado”, explicou o presidente da Amico, o anestesiologista Madson Vidal.

“Com todo esse trabalho digitalizado, em um futuro a médio prazo produziremos um banco de dados de exames realizados e do apoio diagnóstico, e dessa forma teremos um diagnóstico situacional para avaliar as necessidades de nossas maternidades e mesmo dos municípios e respectivas regiões”, finalizou a subcoordenadora de Gestão da Educação na Saúde da Sesap, Larissa Monteiro.


CRONOGRAMA| RN+ CORAÇÃO

12/06/2022 – São José do Mipibu 
Local: Centro Especializado em Reabilitação de São José de Mipibu
Av. Pedro Ferreira, S/N – Bairro: Bela Vista

18/06/2022 – Currais Novos 
Local: Escola Estadual Tristão de Barros
R. Bernadete Xavier, 115 – Bairro: Centro

20/06/2022 – Pau dos Ferros 
Local: UBS Dr. José Edmilson de Holanda
Rua Véscio Torquato Oliveira, 55 no bairro Princesinha do Oeste, Pau dos Ferros, RN.

21/06/2022 – Mossoró
Local: UBS Duclécio Antônio de Medeiros
R. Poeta João Liberalino – Bairro: Presidente Costa e Silva

Fonte: Governo do RN

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.