Governo do Estado e presidente da Fiocruz discutem parcerias

Imagem: Elisa Elsie

A participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) foi tema de reunião entre a governadora Fátima Bezerra e a presidente da instituição, Nísia Trindade Lima.

A governadora agradeceu a parceria entre a instituição e o Rio Grande do Norte, principalmente no período da pandemia do coronavírus. “Nós temos uma admiração muito grande pelo trabalho da Fiocruz, como patrimônio da Ciência brasileira, e destacar toda nossa gratidão com o trabalho desempenhado especialmente no contexto da pandemia”, disse durante reunião que ocorreu na tarde desta quarta-feira (15), na Governadoria, Centro Administrativo do Estado, em Natal.

Além disso, Fátima Bezerra, que esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, destacou o papel da cientista social Nísia Trindade – que veio a Natal acompanhar a participação da instituição na Feira – como a primeira mulher a presidir a Fiocruz, instituição sediada no Rio de Janeiro (RJ).

“A nossa vinda é a convite do Consórcio dos governadores do Nordeste, em função da Feira de Soluções para a Saúde. Isso mostra como temos que ter essa integração de políticas sociais”, ressaltou Nísia Trindade. Ela reforçou a necessidade do amplo conceito de saúde que perpassa pela segurança alimentar. “A qualidade da alimentação é crucial. Não podemos pensar a saúde apenas pelo vetor da doença. Temos que pensar a saúde como um processo de bem-estar que requer todas essas políticas e a segurança alimentar é uma delas. Uma alimentação saudável, sustentável, que gere riqueza e que gere saúde”, acrescentou.

Para Nísia Trindade, que foi eleita e reeleita presidente a Fiocruz em 2016 e 2021 (o mandato vai até 2024), “é uma honra estar aqui no Estado, a última vez que eu vim foi em 2021, e há muito gostaria de voltar, apesar de termos tido encontros em Brasília para a assinatura de acordos.”

A presidente da Fiocruz lembrou as parcerias feitas com o Rio Grande do Norte e outros estados para disponibilização de vacinas e apoios à população em situação de vulnerabilidade, “expressando todos os êxitos” desses acordos, “que não foram pensados sob pressão da pandemia, mas pensados como uma ação estruturada”.

Nísia Trindade disse da importância de continuar a parceria com o governo estadual: “precisamos avançar essa articulação no campo da saúde pública, desenvolvimento da agricultura familiar e desenvolvimento sustentável”.

Além dos citados, participaram da reunião com a governadora: secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia; secretário da Sedraf, Alexandre Lima; secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; coordenador de relações interinstitucionais da Fiocruz, Valcler Rangel; coordenador da estratégia da Fiocruz para agenda 2030, Paulo Gadelha; pesquisador e assessor da presidência da Fiocruz, Swendenberger Barbosa.

Feira de Soluções para a Saúde

A Fiocruz participa da Fenafes com a Feira de Soluções para a Saúde, que chega à sua quinta edição com objetivo de estimular o diálogo e debater soluções inovadoras em saúde, que vão desde políticas de atenção, vigilância, promoção da saúde e vida saudável, para a melhoria das condições de vida das populações do campo, das florestas e das águas. 

A Feira está sendo construída a partir de articulação interinstitucional e com os movimentos sociais da agricultura familiar. A programação inclui diversas oficinas, demonstrações de trabalhos, além de um painel e uma hackathona, inteiramente integrados à Fenafes.

As atividades do primeiro dia do estande tiveram início na tarde desta quinta-feira, com a realização do painel “Agricultura Familiar e promoção à saúde: diálogos e soluções para o desenvolvimento sustentável, saudável e solidário”.

Fonte: Governo do RN

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.