ELEITA NOVA DIRETORIA DA ORGANIZAÇÃO DOS SEMINÁRIOS E INSTITUTOS DO BRASIL (OSIB)

Imagem: CNBB

A Semana Nacional de Atualização para Formadorespromovida anualmente pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) aconteceu, neste ano, entre os dias de 11 a 15 de Julho de 2022, no Hotel Slaviero Essential, em Guarulhos (SP).

O tema do encontro foi “A importância dos cuidados com a saúde emocional para a formação presbiteral” tendo a assessoria da irmã Silvia Cristina Maia, que é bacharel em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae e cursou Psicologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

ocasião, além do caráter formativo, a Semana Nacional de Atualização elegeu a nova diretoria da OSIB, agora composta, pelo próximo quadriênio: 

  • Pe. Vagner João Pacheco de Moraes (diocese de Osasco – Regional Sul 1) como presidente da OSIB;
  • Pe. Edgar Rigoni (diocese de Colatina – Regional Leste 3) como vice-presidente;
  • Pe. Carlos Henrique Santos (arquidiocese de Aracaju – Regional Nordeste 3) como secretário executivo;
  • Pe. Deoni Alexandrino da Silva (arquidiocese de Cuiabá – Regional Oeste 2) como Tesoureiro;
  • Pe. Guilherme Bada Duzioni (diocese de Criciúma – Regional Sul 4) como Coordenador de Publicações;
  • Dom José Albuquerque de Araújo, bispo referencial da OSIB Nacional. 

O tema do encontro deste ano esteve em comunhão com as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, documento da CNBB de número 110, ao afirmar que “é missão da comunidade de formadores ajudar o seminarista a discernir não só se é chamado por Deus, mas se tem condições para assumir o que o presbiterado pressupõe. Caso seja necessário, ela auxiliará o candidato a procurar também orientação psicológica especializada.” (n. 201). 

A OSIB

A Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB) é um organismo que visa articular e integrar os Seminários e demais casas de formação, buscando critérios e diretrizes comuns na ação formativa dos futuros Presbíteros do nosso país, respeitando a caminhada de cada regional, com suas respectivas Igrejas Particulares e dos diferentes Institutos. O bispo referencial da OSIB é dom José Albuquerque de Araújo, bispo auxiliar de Manaus e o padre Jerônimo Batista de Araújo, da diocese de Caicó (RN) como presidente da Organização.

Os marcos doutrinal e referencial são extraídos dos documentos Optatum Totius (sobre formação sacerdotal); Presbiterorum Ordinis (O Documento Ministério e a Vida dos Presbíteros); Perfectas Caritatis (Perfeita Caridade); Pastores Dabo Vobis, Documento da CNBB 110 e, de modo especial, a Nova Ratio Fundamentalis (O Dom da Vocação Presbiteral).

Fonte: CNBB

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.