Ações da campanha “Julho Amarelo” iniciam nesta quinta-feira (21)

Imagem: Divulgação

O Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais emitiu documento para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a trabalharem a campanha do “Julho Amarelo” através de ações educativas, testagens rápidas, imunização contra hepatite B e disponibilização de insumos de prevenção destinados a grupos específicos de tatuagem, manicure, pedicure, barbeiros, cabeleireiros, pessoas com idade superior a 40 anos, como também através da demanda livre durante as ações abertas nos seus territórios.

Três ações vão ocorrer nos próximos dias em articulação com a Equipe de Saúde Multidisciplinar. O intuito é realizar busca ativa dos grupos específicos citados a executarem atividades educativas, diagnóstico e imunização. 

A primeira ação ocorrerá nesta quinta-feira (21) na UBS Sinharinha Borges, no bairro Barrocas, a partir das 8h. Cláudia Xavier, da Equipe Multidisciplinar Distrito Norte, explicou como será realizada estação ação na unidade.

“Nesse mês de julho estamos trabalhando em cima das hepatites virais. Nesta quinta-feira estaremos na UBS Sinharinha Borges, onde vamos realizar uma sala de espera explicando à população o porquê da testagem rápida, como é feita a testagem e também uma conversa de higiene íntima do homem”, disse.

Cláudia Xavier também destaca que outra atividade relativa à campanha será realizada na segunda-feira (25). Desta vez, na região que compreende os bairros Paraíba e Pereiros. A ação também está programada para as 8h.

“Já na segunda-feira estaremos com o ônibus do CTA em frente à UBS Helênio Gurgel. De lá vamos sair em caminhada convidando todo aquele público das oficinas e lojas do bairro Paraíba a virem ao trailer para fazer o teste rápido para hepatites, sífilis e HIV”.

Já no dia 28, que é comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, ocorrerá uma grande atividade no mercado Vuco-Vuco. Responsável técnica pelo Programa IST/Aids no município, Conceição Melo explica como será essa ação no local.

“Nós estaremos lá oferecendo a testagem rápida para as hepatites virais, como também a vacinação para a hepatite B e também vamos oferecer outros testes rápidos, como de HIV e sífilis. Também vamos oferecer insumos de prevenção, como, por exemplo, preservativos. Na ocasião vamos vacinar contra a Covid-19. Lá é um espaço onde circula muitas pessoas e vamos aproveitar essa ocasião para também oferecer esse serviço. 

Levantamento do órgão aponta que nos primeiros seis meses do ano houve o diagnóstico de 15 casos, sendo 13 de hepatite C e 2 de hepatite B em Mossoró.

“JULHO AMARELO”

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da Lei 13.802/2019, destinando o 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, do qual tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle desta referida doença.

Hepatite é uma doença grave que ataca o fígado e geralmente é silenciosa. Podendo ser causada por vírus, uso de álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Diagnosticar a hepatite precocemente é a melhor forma de obter maiores chances de eficácia ao tratamento. Existem 5 tipos de vírus que causam a doença, o tipo A, B, C, D (delta) e E, no entanto no Brasil os mais comuns são os tipos A, B e C, sendo que os dois últimos costumam se manifestar sem sinais e sintomas, até atingir maior gravidade.

Fonte: Prefeitura de Mossoró

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.