“Agosto Lilás”: ação coletiva faz alusão aos 16 anos da Lei Maria da Penha

Imagem: Allan Phablo (Secom/PMM)

Integrando a programação do “Agosto Lilás”, a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), promoveu neste domingo (7), em parceria com diversas instituições, uma ação coletiva em alusão aos 16 anos da Lei Maria da Penha. O ato foi realizado durante o “Viva a Rio Branco”, na Praça Sadraque Tavares (Praça dos Patins).

A ação contou com a presença da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) e representantes do Centro Feminista 8 de Março (CF8), Centro de Referência da Mulher, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (NEM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Durante o ato, foram distribuídos panfletos educativos ao público presente e também repassadas informações sobre a rede de proteção e acolhimento às mulheres vítimas de violência. “A gente aproveitou esse espaço para levar informação, conhecimento sobre a Lei Maria da Penha, sobre os órgãos de atendimento e proteção às vítimas de violência doméstica. É uma enorme alegria estar aqui com as demais instituições que integram essa rede”, pontuou a comandante da Patrulha Maria da Penha da GCM, Jamille Silva. 

Representando a coordenação do Núcleo de Estudos sobre a Mulher da Uern, a professora Fernanda Marques reforçou a importância da Lei Maria da Penha, chamando atenção para os desafios que ainda existem no enfrentamento à violência contra a mulher.

“A Lei Maria da Penha é uma das leis mais visibilizadas e mais importantes do mundo. O Brasil hoje é o quinto país no mundo em violência contra mulheres, e Rio Grande do Norte, proporcionalmente, é um dos estados com maior número de feminicídios e violências contra mulheres. Mossoró também não foge essa regra. Hoje a gente tem uma rede bastante estruturada, mas ainda temos muitos desafios para enfrentar”, disse.

Coordenadora da equipe multidisciplinar do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a assistente social Helena Leite também esteve presente na ação coletiva realizada neste domingo (7), ressaltando o objetivo da campanha “Agosto Lilás”.

“O ‘Agosto Lilás’ é um mês de chamamento, de alerta para a sociedade. Homens e mulheres: precisamos dar um basta na violência contra a mulher. Mossoró tem uma rede muito completa, temos duas Patrulhas Maria da Penha, temos o Juizado de Violência Doméstica, temos o Centro de Referência da Mulher, nós temos o NEM. Então vocês, mulheres que estão em situação de violência, disquem 153, chamem a Patrulha Maria da Penha, disquem o 190. Denunciem”, pontuou. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também integra a rede de proteção e acolhimento às mulheres vítimas de violência, como destaca a titular da pasta, Morgana Dantas. “Nós temos a equipe de multiprofissionais que trabalham dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Atenção Especializada, fazendo todo um trabalho lúdico, junto com a Saúde, de orientação a essas mulheres, como também de acolhimento a todas as mulheres que precisam desse suporte em um momento tão difícil”, afirmou.

SOBRE O AGOSTO LILÁS

A campanha “Agosto Lilás” deste ano tem como tema “Sua atitude salva”. A proposta do movimento é conscientizar a população sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. O mês também comemora o 16º aniversário da Lei Maria da Penha. Instituída em 2006, a lei é referência em todo o mundo no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. 

Montada especialmente para debater o assunto na cidade, a campanha realizada pela Guarda Civil Municipal pretende alcançar, ao longo de todo o mês, as redes sociais e unidades públicas do município. De acordo com Cledinilson Morais, secretário de Segurança, diversas atividades serão desenvolvidas na cidade para chamar atenção da população sobre a importância da denúncia.

O secretário destaca que Mossoró é modelo para outras cidades no tocante ao atendimento a vítimas de violência. “Temos uma equipe totalmente equipada e técnica para atendimento a essas ocorrências. A Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, é totalmente instruída para esse tipo de atendimento. São pessoas capacitadas para realizar um atendimento ágil e eficiente, na hora da ocorrência e após o fato com as visitas preventivas”, enfatizou.

A Patrulha Maria da Penha conta com efetivo especializado para atender mulheres vítimas de violência doméstica. O número de emergência é o 153, a ligação é gratuita. As equipes ainda podem ser acionadas pelo número (84) 9 8631-7000. O serviço funciona 24h por dia.

Fonte: Prefeitura de Mossoró

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.