Dia Mundial do Pedestre é marcado por ações educativas no centro da cidade

Imagem: Walmir Alves (Secom/PMM)

Com a proposta de conscientizar condutores e pedestres, o Departamento de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), promoveu na manhã desta segunda-feira (8), no Dia Mundial do Pedestre, atividades voltadas à segurança do pedestre.

As ações ocorreram em pontos estratégicos, alcançando áreas de grande fluxo de pessoas e veículos. A primeira intervenção foi realizada na avenida Presidente Dutra. Já a segunda mobilização foi realizada na faixa de pedestres da rua Coronel Gurgel, próximo à Praça do Pax.

De acordo com o Departamento de Mobilidade, nesta semana serão desenvolvidas várias ações para chamar atenção da população sobre a importância de utilizar e respeitar a sinalização. Instalada em vários pontos da cidade, a faixa de pedestres tem um objetivo importante para a sociedade: garantir a travessia segura, reduzir acidentes e salvar vidas.

Embora exista a sinalização, muitas pessoas, por algum motivo, deixam de utilizar a faixa e acabam passando entre os carros. O diretor executivo de Mobilidade, Luís Correia, chama atenção para essa atitude. Afirma que realizar a travessia na faixa é importante para reduzir o número de acidentes. 

“Um dispositivo importantíssimo para a mobilidade. Para atravessar de forma segura, perceba a presença da faixa de pedestres e procure realizar a travessia na faixa. Existe a sinalização, informe que deseja realizar a passagem, verifique se o veículo reduziu a velocidade e parou, assim você prossegue com a travessia de forma segura”, explicou.

“Mão na faixa, pé no freio. Hoje realizamos ações alusivas ao Dia Mundial do Pedestre. A gente quer justamente evidenciar a segurança do pedestre no trânsito. Estamos abordando as pessoas e conversando sobre a importância de realizar a travessia na faixa”, destacou Maribel Oliveira, coordenadora de ações pedagógicas da Sesdem.

A programação de ações segue nesta terça-feira (9) com palestras com discentes da Escola Paideia e atividades voltadas à travessia dos estudantes. Na quarta-feira (10), o Departamento de Educação da Sesdem promove oficina com crianças do projeto Samuzinho. Fechando a semana, na sexta-feira (12), idosos do CRAS do Alto de São Manoel recebem a equipe de educação para um encontro informativo sobre segurança do pedestre.

Fonte: Prefeitura de Mossoró

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.