“A educação está ao serviço deste caminho para que cada ser humano possa ser artífice do seu destino. Demonstra aqui o seu valor o princípio da subsidiariedade inseparável do princípio de solidariedade”.
Papa Francisco
A Diocese de Santa Luzia de Mossoró, em um momento histórico e relevante para o nosso povo especialmente no interior do Estado, manifesta apoio à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em sua incansável luta coletiva pela autonomia financeira desta instituição de ensino superior.
A UERN é um patrimônio dessa terra e de um povo que busca na formação humana o caminho para uma vida de qualidade e respeito a todos. Ela é ciente de sua responsabilidade social, no tocante a formação e profissionalização, reconhece a inadiável tarefa de adequar-se às exigências advindas das transformações experimentadas pela sociedade em suas múltiplas funções de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo soluções efetivas para questões essenciais da nossa unidade federativa. Atualmente a população acompanha a aprovação do projeto de autonomia financeira da instituição na Assembleia Legislativa e, neste cenário, a Diocese de Santa Luzia de Mossoró, sempre presente em sua posição de defesa pela vida e pelo bem-estar das pessoas, expressam aos representantes do povo do RN seu apoio ao projeto em apreço. Pedimos que seja considerada a missão de uma universidade a qual busca, de forma permanente, por uma educação digna e comprometida com o desenvolvimento do estado.
Universidade com 53 anos de serviços prestados por meio dos seis campi em todo o território estadual, permanentemente enfrenta desafios e busca alternativa para manter a sua trajetória de avanços e conquistas. Neste momento, todas as instâncias da sociedade, tais como: os políticos, a igreja, a comunidade acadêmica, devem unir forças em favor do fortalecimento desse patrimônio educacional. Dizer sim a autonomia financeira da UERN é um ato de soberania e respeito para com o povo do Rio Grande do Norte que encontra na educação um caminho para melhores expectativas de vida.
Mossoró, 03 de dezembro de 2021.
Dom Mariano Manzana
Bispo Diocesano de Mossoró