Campanha contra a febre aftosa já ultrapassa dois mil bovinos vacinados na região de Mossoró

Imagem: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), já ultrapassou os dois mil bovinos. A ação foi iniciada no dia 4 de maio e se estenderá até o dia 31 deste mês, com previsão de vacinar quatro mil bovinos.

Segundo informações da SEADRU, mais de 600 produtores de bovinos em 120 comunidades rurais de Mossoró serão beneficiados com o programa. O trabalho está sendo realizado em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e com a participação dos estagiários do curso de Veterinária que atuam diretamente na vacinação dos animais.

O programa municipal de vacinação contra a febre aftosa contempla os produtores considerados familiares que possuem até 25 cabeças de gado. Nesta quarta-feira, a vacinação foi destinada às comunidades de Ingá, Bom Jesus, Passagem da Oiticica, Camurupim I e II, Passagem do Rio, Macambira, Picada I e II, Estreito, Panela do Amaro, Várzea da Pasta e São João da Várzea.

Segundo o veterinário da Seadru Aluísio de Souza, nesta quarta-feira (18), mais de dois mil animais já foram vacinados. Para ele, a previsão de vacinar quatro mil bovinos até o final da campanha deve ser concretizada. O trabalho de vacinação acontece diariamente de segunda a sexta-feira, durante todo o dia.

De acordo com o produtor José Maria Nunes, residente no Sítio Ingá, o benefício de poder vacinar seus animais dentro do programa municipal. “Todo ano eu vacino meu gado por esse programa e para nós aqui é muito importante porque a vacina é cara e não teria condição de manter a vacinação em dia”, ressaltou.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO ATÉ SEXTA-FEIRA (20):

Quinta-feira (19) – Olho D’água Velho, São Joaquim, Santa Fé, Chafariz, Curral de Baixo, Santana (à direita do rio) e Santana (à esquerda do rio);

Sexta-feira (20) – Salva Vidas, Reforma dos Romãos, P.A. Lorena, Bargado, Cristalino, P.A. Paulo Freire, Angicos e Sítio São Francisco.

Fonte: Prefeitura de Mossoró

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.