O projeto “Ouvidoria Itinerante”, executado pela Ouvidoria-Geral do Município, já percorreu 36 equipamentos públicos da Prefeitura de Mossoró desde o mês de fevereiro, quando a iniciativa foi lançada. Ao longo desse período, mais de 500 pessoas foram entrevistadas e puderem avaliar os serviços ofertados pelo Poder Executivo local em diferentes áreas.
A ouvidora-geral do Município, Janaína Holanda, comemora os números alcançados até aqui. “Em pouco mais de três meses nós realizamos mais de 500 entrevistas, o que mostra que as pessoas estão participando, colaborando, estão querendo que os serviços públicos funcionem plenamente, funcionem bem”, destacou.
O projeto iniciou suas atividades no dia 25 de fevereiro, com o objetivo de percorrer os equipamentos públicos da Prefeitura de Mossoró, buscando aproximar ainda mais a gestão da população e dos servidores. A iniciativa havia sido anunciada pelo prefeito Allyson Bezerra durante a leitura da mensagem anual na Câmara Municipal.
Já foram visitados pela equipe locais como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), mercados públicos, escolas, entre outros, tanto na zona urbana quanto na zona rural. “O trabalho está sendo bem recebido pelos profissionais e também pelos usuários dos serviços da Prefeitura. Nós chegamos de surpresa nos equipamentos e a recepção tem sido muito boa”, acrescentou a ouvidora-geral.
Janaína Holanda explica como as informações coletadas nos mais diversos canais de atendimento são trabalhadas pela Ouvidoria-Geral. “Quando voltamos da ‘Ouvidoria Itinerante’, por exemplo, inserimos os dados em uma planilha, em que trabalhamos a questão do número quantitativo, mas também qualitativo. No final do mês, geramos um relatório, que é encaminhado para o prefeito e para os secretários das pastas diretamente relacionadas com as demandas que nos chegaram naquele mês”, pontua, complementando:
“O que a gente quer com isso? Fazer com que os secretários vejam, conheçam os principais problemas que estão sendo trazidos pela população e possam, a partir desse diagnóstico, executar algumas ações para que esse problema venha a ser resolvido”, enfatizou Janaína Holanda, detalhando ainda que os usuários podem acompanhar na plataforma “Mossoró Digital”, em tempo real, as movimentações referentes à demanda apresentada via sistema.
Mossoró Cidade Junina
A Ouvidoria-Geral também está com um ponto de atendimento instalado no Memorial da Resistência durante o “Mossoró Cidade Junina” 2022. O espaço, que funciona ainda como base para informações turísticas, está à disposição dos visitantes de quinta a domingo, das 18h às 23h.
“Nós montamos um questionário específico para o ‘Mossoró Cidade Junina’, em que os usuários, os visitantes podem avaliar os vários projetos do evento. Essa avaliação pode ser feita também por meio de QR Code. Nossa equipe permanece no local de quinta a domingo, sempre das 18h às 23h”, explica a ouvidora-geral do Município, Janaína Holanda.
Ainda de acordo com Janaína, no ponto de atendimento os visitantes têm acesso à programação do evento e podem apresentar sugestões, críticas e elogios sobre os serviços ofertados pela Prefeitura de Mossoró em diferentes áreas. “É um trabalho específico para o ‘Mossoró Cidade Junina’, mas a Ouvidoria está também à disposição para receber as demandas da população em outros segmentos”, concluiu a ouvidora.
Fonte: Prefeitura de Mossoró