A Prefeitura de Mossoró iniciou nesta sexta-feira (14) a Campanha de Vacinação Antirrábica. Neste primeiro momento, a imunização de cães e gatos aconteceu em pontos estratégicos da cidade e postos itinerantes montados nas proximidades das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receber os tutores e seus animais.
A cada semana, todas as sextas-feiras, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), define as estratégias da campanha, disponibilizando o imunizante em novos pontos do município para atender o objetivo da campanha. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde prevê a vacinação de 80% da população animal, entre cães e gatos.
No bairro Barrocas, na Unidade Básica de Saúde Dr. Ildone Cavalcante de Freitas, um dos postos de vacinação em funcionamento, a movimentação foi intensa durante toda a manhã. “É bom manter o animal vacinado, pois ele fica livre de várias doenças. É imprescindível imunizar para manter o cachorro protegido da raiva. Eu aconselho aos tutores trazerem seus animais para se vacinar, pois isso é ótimo para os bichos. É importante todos os anos procurar um posto para vacinar o animal”, contou Gilson Silva, ajudante de loja.
A dona de casa Francisca Ferreira do Nascimento aproveitou o início da vacinação em Mossoró e levou o seu cão Júpiter para tomar a dose do imunizante contra a raiva. “Eu acho importante vacinar o animal, porque eu tenho medo da raiva. A gente deve garantir a vacina no cachorro até mesmo para a saúde das crianças e de toda a família, fazendo a nossa parte. Eu digo para todos que venham vacinar seus cães e gatos. É muito importante essa campanha”, declarou.
A campanha de vacinação contra a raiva vai até o dia 30 de setembro. “A raiva é uma zoonose, uma das patologias mais letais. Por isso, a imunização é de extrema importância. Essa vacina bloqueia para que o vírus não chegue até o homem. Hoje, nós temos os pets incluídos como membros das nossas famílias. Então, é importante o cuidado sanitário com essa questão”, destacou Genicleyton de Góis, médico veterinário do CCZ.
“A vacina é importante tanto para nós e para os próprios animais, mantendo-os bem e garantindo a saúde de todos. É muito importante que todos venham vacinar seus animais, aproveitando essa oportunidade”, disse a dona de casa Lívia Morais.
Neste primeiro dia, as equipes da Prefeitura vacinaram os animais nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Barrocas, Santo Antônio, Abolição III e IV, Alto de São Manoel, Sumaré, Liberdade I, Aeroporto, Alto da Conceição, além de um ponto instalado em frente ao Supermercado Rede 10 no bairro Sumaré.
ZONA RURAL
Na próxima segunda-feira (17), o Centro de Controle de Zoonoses inicia a vacinação contra a raiva nos animais nas comunidades da zona rural do município. Conforme cronograma, a primeira localidade contemplada com a ação é a Vila Maísa. Durante a semana, as equipes estarão no Assentamento Oziel Alves e em Pau Branco, também comunidades integrantes do polo Maísa.
“A zona rural será contemplada a partir de segunda-feira. Existe uma metodologia diferente, pois lá a vacinação acontece porta a porta. Nós temos um cuidado, onde cada comunidade recebe nossas equipes, garantindo também a imunização, assim como acontece na zona urbana, das 8h às 11h”, informou o médico veterinário do CCZ.