ESTADO

Secretário diz que fuga em Alcaçuz foi ‘surpresa’ após quase cinco anos sem ocorrências

O secretário da Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, Helton Edi Xavier, afirmou que a fuga de cinco detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz surpreendeu o sistema prisional do estado. O caso aconteceu neste sábado (2), na região metropolitana de Natal.

Segundo o secretário, a unidade não registrava fugas havia quase cinco anos

Apesar de ser uma unidade antiga, a gente vem realizando reparos. Foi realmente uma surpresa para nós”, declarou.

De acordo com Helton Edi Xavier, os detentos conseguiram fugir após quebrarem a estrutura de ventilação da cela, conhecida como “brisa”.

Depois disso, os presos deixaram o pavilhão, atravessaram o muro interno da unidade e, em seguida, conseguiram pular o muro principal do presídio.

Após a fuga, equipes da secretaria foram enviadas à penitenciária para investigar as circunstâncias da ocorrência e identificar possíveis falhas na segurança da unidade.

O secretário reconheceu que algumas câmeras de monitoramento podem apresentar problemas técnicos, mas negou a existência de áreas sem cobertura de imagem dentro do presídio.

Estamos levantando informações para identificar onde ocorreu a falha e tomar providências para evitar novos casos”, afirmou.

Além disso, Helton Edi explicou que o sistema conta com centenas de câmeras e que outros equipamentos conseguem compensar eventuais falhas pontuais.

Logo após a fuga, a Seap acionou as forças de segurança para iniciar as buscas pelos detentos.

Além disso, a secretaria divulgou imagens dos fugitivos e pediu apoio da população para ajudar na recaptura.

Pedimos o apoio da população para que possamos recapturá-los o mais rápido possível”, declarou o secretário.

OS DETENTOS IDENTIFICADOS PELA SEAP SÃO:
▪️Carlos Soares Alves da Silva;
▪️Jefferson Cleyton Lima da Silva;
▪️Maycon Dias Mora;
▪️Pedro Gabriel da Silva;
▪️Rodrigo da Silva Nascimento.

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

--:--
--:--
  • cover