A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte homenageou, nesta quarta-feira (17), os 300 anos da Paróquia de São João Batista do Assú, uma das mais antigas do Estado.
A sessão solene destacou a importância histórica, religiosa, cultural e social da paróquia, que há três séculos contribui para a evangelização e a formação do povo do Vale do Assu. A homenagem foi proposta pelo deputado Nelter Queiroz (PP) e contou com a presença do deputado Coronel Azevedo (PL), de representantes órgãos públicos, sacerdotes e religiosos da região do Vale do Assu.
“É com muita alegria, respeito e gratidão que ocupamos esta tribuna para celebrarmos um marco extraordinário da história do Rio Grande do Norte: os 300 anos da Paróquia de São João Batista do Assú. Trata-se de uma celebração que nos foi proposta pelo conterrâneo jucurutuense, Padre João Medeiros Filho. Celebração esta que ultrapassa os limites da religiosidade. Estamos diante de uma instituição que ajudou a construir a identidade espiritual, cultural, educacional e social do nosso Estado”, iniciou Nelter.
Falando um pouco da origem da instituição, o parlamentar contou que a Paróquia de São João Batista do Assú foi criada no ano de 1726, tornando-se a primeira do sertão Norte-rio-grandense e uma das mais antigas em território potiguar.
“Ela é reconhecida como a verdadeira célula-mãe da evangelização do interior do Rio Grande do Norte. Ao longo de três séculos, sua missão foi muito além da propagação da fé cristã. Foi através da Igreja que surgiram, por exemplo, escolas, missões, ações de assistência social, formação humana, produção cultural e desenvolvimento comunitário”, acrescentou.
O parlamentar disse ainda que “esta sessão solene não homenageia apenas uma instituição”.
“Homenageia homens e mulheres que, ao longo desses 300 anos, dedicaram suas vidas a serviço de Deus e do próximo. Cada um dos homenageados representa uma parte importante desta história tricentenária. São exemplos de fé, dedicação, serviço e compromisso cristão. São testemunhas vivas de que a Igreja continua transformando vidas e construindo esperança”, ressaltou o deputado.
Nelter Queiroz citou também o projeto de lei, apresentado pelo seu mandato, que reconhece como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Estado a paróquia, o cruzeiro e a coluna localizados na sua parte externa.
Após a entrega das placas, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, falou em nome dos homenageados.
“Eu recebo com muita gratidão esta enorme missão de falar em nome de todos os homenageados desta sessão solene e agradeço imensamente à ALRN por esta justa homenagem à paróquia, por ocasião de seu tricentenário. Ao fazer esta celebração, o Legislativo homenageia uma das mais importantes igrejas matrizes do nosso estado, seja do ponto de vista histórico, cultural ou religioso”, frisou o arcebispo.
Para Dom João Cardoso, comemorar esses 300 anos é celebrar também uma história fundamental do RN
“A presença da igreja em determinado local, nunca significou apenas a edificação de um templo, mas que ali chegaria educação, cultura, assistência social, organização comunitária e as bases para a construção da identidade de uma comunidade social. E nós sabemos que quase toda a formação do nosso povo e das nossas cidades se deu tem torno das igrejas-matrizes, então a de São João Batista não foi diferente”, lembrou o sacerdote.
O arcebispo metropolitano de Natal disse ainda que “a Paróquia de São João Batista foi um dos mais importantes marcos religiosos, sociais e civilizatórios do interior potiguar”.
Entre os homenageados esteve o nosso Bispo Diocesano, Dom Francisco de Sales, em reconhecimento à sua contribuição para a caminhada evangelizadora da Igreja. Em virtude de sua participação na reunião do Conselho Permanente da CNBB, em Brasília, a homenagem foi recebida pelo vigário geral da Diocese, Padre @antoniel_10. Como também o pároco da Paroquia de Assu, Padre Wescley Pereira, o vigário paroquial, Padre João Batista e Padre Francisco Canindé, que, mesmo enfrentando limitações de saúde, participou e continua fazendo parte da bela história da paróquia. O Pe Manoel Henrique, Padre Netinho, da Paróquia Beata Lindalva e São Cristóvão, esteve participando da solenidade.
Homenageados:
Dom Francisco Sales de Alcântara Batista- Bispo da Diocese de Mossoró
Padre Wescley Paulo Pereira de Melo – Pároco de Assu
Padre João Batista da Silva – Vigário Paroquial
Arcebispo Dom João Santos Cardoso
Dom Eliseu Simões Mendes (in memoriam)
Edineide Augusta Rodrigues
Irmã Miquelina dos Santos Medeiros (in memoriam)
José Floriano de França
Monsenhor José Valquimar Nogueira do Nascimento
Monsenhor Júlio Alves Bezerra (in memoriam)
Padre Francisco Canindé dos Santos
Dulce Soares de Macêdo
A Diocese de Mossoró agradece à Assembleia Legislativa do Rio Grande e aos seus parlamentares pela justa homenagem prestada à Paróquia de São João Batista de Assú, por ocasião do seu tricentenário.

