Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo)

MOSSORÓ

Vacinação antirrábica começa nos dias 9 e 10 de julho em Mossoró

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), iniciará na próxima semana a campanha de vacinação antirrábica. Nos dias 9 e 10, serão disponibilizados pontos de imunização para cães e gatos. A estimativa da Secretaria de Saúde é imunizar 50.686 animais, sendo 25.961 felinos e 24.725 caninos durante a campanha de vacinação.

Na sexta-feira (9), seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contarão com ponto para a imunização. As unidades serão Joaquim Saldanha, no bairro Estrada da Raiz; Chico Costa, no Santo Antônio; Ildone Cavalcante, no Barrocas; Heleno Gurgel, no Alto da Conceição (Pereiros); José Leão, também no Alto da Conceição; e Raimundo Renê, no bairro Boa Vista.

Já no sábado (10), os pontos de vacinação são Praça do Alto de São Manoel, vizinho à Unidade de Pronto Atendimento (UPA); Parque Municipal Prof. Maurício de Oliveira, Centro; e Sindicato dos Bancários, no bairro Abolição III.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave que acomete mamíferos, inclusive o homem. Ela é de extrema importância para a saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitida por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano e a realização de bloqueios de foco.

A zoonose (raiva) é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças.

Férias de julho 2026 Banner site Rádio Rural_converted

--:--
--:--
  • cover