Foto: Reprodução

POLÍCIA

Sargento condenado pelo caso Zaira Cruz é excluído da Polícia Militar

O sargento da Polícia Militar Pedro Inácio Araújo de Maria, condenado a 20 anos de prisão pelo estupro e homicídio da estudante Zaira Cruz, foi excluído da corporação na última sexta-feira, dia 17.

A decisão foi assinada pelo comandante-geral da PM do Rio Grande do Norte, coronel Alarico Azevedo. No documento, o comandante determina a exclusão “a bem da disciplina”, argumentando que a condenação criminal tornou o militar incompatível com a permanência na instituição.

A decisão destaca que Pedro Inácio apresentou “manifesta incapacidade moral superveniente” e que sua conduta violou os deveres, o decoro e a honra da carreira policial militar.

O caso ganhou repercussão porque, mesmo preso durante cerca de sete anos sob custódia da própria corporação, o militar continuou recebendo salários e chegou a ser promovido duas vezes. Quando foi preso, em 2019, era cabo da PM. Durante o período em que aguardava julgamento, foi promovido a terceiro e, posteriormente, a segundo sargento. De acordo com dados do Portal da Transparência, sua remuneração passou de pouco mais de quatro mil reais para mais de dez mil e seiscentos reais por mês. Ao longo desse período, ele recebeu quase seiscentos mil reais em salários brutos.

O crime aconteceu durante o Carnaval de 2019, em Caicó. A estudante Zaira Cruz, natural de Currais Novos e aluna de Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró, foi encontrada morta dentro de um carro no condomínio onde estava hospedada com amigos. Segundo as investigações da Polícia Civil, o sargento também estava na residência e foi quem acionou a polícia após o crime.

Férias de julho 2026 Banner site Rádio Rural_converted

--:--
--:--
  • cover