--°C Carregando...
AO VIVO
Foto: Assessoria HRTM

MOSSORÓ

HRTM mobiliza equipes do RN e ES em quinta captação de órgãos de 2026

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, realizou netsa quainta-feira (20), a quinta captação de órgãos de 2026. A iniciativa mobilizou profissionais das Centrais de Transplantes do Rio Grande do Norte e do Espírito Santo, além da Equipe Hospitalar de Doação para Transplantes (e-DOT) do HRTM.

Durante o procedimento, foram captados fígado, rins e córneas, que foram destinados ao sistema de transplantes para pacientes de Natal e do Espiríto Santo. Após a captação, os órgãos foram transportados por via aeromédica, garantindo agilidade e segurança para que pudessem chegar aos centros responsáveis pelos transplantes.

A operação contou com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), e da Força Aérea Brasileira (FAB), responsáveis pelo suporte logístico e pelo transporte dos órgãos.

A equipe envolvida no procedimento foi formada por Priscila Trindade, cirurgiã da Central Estadual de Transplantes (CET) do Espírito Santo; Katiellen Franco, enfermeira da CET-ES; Rômulo, anestesista da CET-RN; Maurício Ferreira, cirurgião da CET-RN; Maria Gabriela, Susana Cantídio e Isabelline Paiva, enfermeiras da e-DOT do HRTM; Julyeth Araújo, técnica de enfermagem da e-DOT do HRTM; e Telma Ariana, assistente social do HRTM.

A atuação integrada das equipes de saúde e segurança pública viabilizam a doação de órgãos e ampliam as possibilidades de transplantes para pacientes que aguardam na fila do Sistema Nacional de Transplantes.

AGOSTO 2026 site da Rural