A Justiça Eleitoral anunciou a ampliação do horário de funcionamento dos cartórios eleitorais em todo o Rio Grande do Norte. A medida tem como objetivo garantir que os cidadãos consigam regularizar sua situação antes do fechamento do cadastro eleitoral, previsto para o dia 6 de maio.
Em Mossoró, as zonas eleitorais 33ª e 34ª funcionarão em horário estendido nos próximos dias. Entre 27 e 30 de abril, o atendimento ocorre das 8h às 16h. Já nos dias 1º e 2 de maio, o funcionamento será das 8h às 14h. Nos dias 4, 5 e 6 de maio, período final antes do encerramento do cadastro, o atendimento será ampliado, das 8h às 18h.
Luís Sérgio, diretor de cartório eleitoral, destaca que, além dos cartórios, as Centrais do Cidadão e os postos de atendimento também seguem realizando serviços voltados aos eleitores. “O eleitor tem à sua disposição diversos canais. Aqui em Mossoró, estamos operando no cartório eleitoral presencialmente, mas também é possível ser atendido na Central do Cidadão, no Estação Shopping, no centro da cidade, que estará operando em horário especial a partir de sábado”, disse.
Durante o atendimento, o eleitor pode solicitar a emissão do primeiro título, transferência de domicílio eleitoral, regularização de pendências e o cadastramento biométrico. Segundo Luís Sérgio, muitos jovens que tiraram o título entre 2020 e 2022, período da pandemia da Covid-19, ainda não cadastraram a biometria e podem fazer a coleta até o dia 6 de maio, prazo final para regularização.
“Chamamos a atenção desse público, que possui o título e está votando, mas sem a segurança da biometria. Pedimos que esse eleitor compareça ao fórum e efetue essa coleta, que, necessariamente, precisa ser feita presencialmente”, explicou.
A Justiça Eleitoral reforça a importância de não deixar para a última hora e orienta que os eleitores procurem atendimento o quanto antes para evitar filas e garantir o pleno exercício do direito ao voto. “Pedimos que o eleitor compareça, não deixe para a última hora. Vamos contar com uma força-tarefa que vem de Natal, com três servidores a mais para reforçar nossa equipe. Há toda uma logística montada para dar conta do público maior que esperamos nos últimos dias, tendo em vista que, infelizmente, o brasileiro costuma deixar para a última hora”, frisou Luís Sérgio.
As eleições de 2026 estão previstas para ocorrer em outubro, quando os eleitores de todo Brasil irão às urnas para escolher seus representantes, reforçando a importância de manter a situação eleitoral regularizada dentro do prazo estabelecido.