--°C Carregando...
AO VIVO
Foto: Assessoria TRE RN

ELEIÇÕES 2026

TRE/RN inicia Geração de Mídias e Preparação das Urnas para as Eleições 2026

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) iniciou, nesta quinta-feira (17), no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), as cerimônias de Geração de Mídias e Preparação das Urnas Eletrônicas para o primeiro turno das Eleições 2026. Nesta etapa inicial, estão sendo preparadas na capital, as urnas das cinco zonas eleitorais de Natal, além de Macaíba (5ª Zona), Goianinha (9ª Zona), Parnamirim (50ª Zona) e São Gonçalo do Amarante (51ª Zona).

Os trabalhos se estenderão até o dia 25 de setembro, período em que todas as zonas eleitorais do estado concluirão os mesmos procedimentos. O cronograma detalhado está disponivel para consulta no site do TRE-RN.

Segundo a coordenadora das Eleições do TRE-RN, Teresa Farache, as cerimônias são realizadas para garantir a transparência e permitir a fiscalização dos sistemas que serão utilizados nas eleições. “Essa é uma cerimônia que acontece em toda a eleição para mostrar a transparência do processo eleitoral. Os editais são publicados com antecedência para que cidadãos e entidades fiscalizadoras possam acompanhar e verificar a autenticidade e a integridade dos sistemas”, destaca.

As cerimônias são eventos públicos, presididos por juízes eleitorais ou autoridades designadas pelo Tribunal. O objetivo principal é transferir para os equipamentos todos os sistemas oficiais de votação e os dados indispensáveis para o pleito. Isso abrange a lista de eleitores de cada seção e as informações completas dos candidatos, como número, nome e foto.

Todos os dados são gravados primeiramente em dispositivos chamados “mídias de carga” para, em seguida, serem instalados nas urnas eletrônicas. Ao final da instalação e dos testes de funcionamento, os equipamentos recebem lacres físicos de segurança.

Para o pleito deste ano, o Rio Grande do Norte terá 8.3336 urnas preparadas para as mesas receptoras de votos, além de 378 urnas de contingência, que ficam de reserva para eventuais substituições.

De acordo com Roberto Nascimento, coordenador de Suporte Técnico, a preparação envolve diferentes etapas de conferência para assegurar que os equipamentos utilizem os programas oficiais. “Todo o ambiente da eleição precisa ser verificado para que as mídias estejam com os arquivos corretos. Os arquivos oficiais foram lacrados e assinados “.

Para Vagner Monteiro, analista judiciário, participar dessa etapa representa uma experiência de aprendizado dentro do processo eleitoral. “Estou no TRE há um pouco mais de três meses, e está sendo uma experiência muito enriquecedora e gratificante participar do processo eleitoral por dentro, especificamente em etapas tão importantes quanto a geração de mídias e preparação de urnas”.

Para assegurar a transparência, a integridade e a autenticidade dos sistemas eleitorais, todo o processo é aberto à fiscalização. Conforme determinam as normas do Tribunal Superior Eleitoral (Resoluções TSE nº 23.751/2026 e nº 23.673/2021), a conferência dos dados pode ser acompanhada presencialmente por representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de partidos políticos, federações, coligações e demais entidades fiscalizadoras.

AGOSTO 2026 site da Rural