Morreu na tarde desta terça-feira (30) em Natal o ex-vereador e advogado Ney Lopes Júnior, filho do ex-deputado federal Ney Lopes. Ele tinha 47 anos, nasceu em 25 de março de 1974, em Natal. Ainda não há informações sobre velório e enterro.
Vereador capital entre 2009 e 2012 e 2017/2020, o advogado foi vice-presidente da Câmara Municipal duas vezes, líder do governo municipal na Câmara, tendo chegado a assumir, interinamente, o cargo de prefeito de Natal em 13 e 31 de dezembro de 2012.
Ney Lopes Júnior militou na política estudantil no Rio Grande do Norte, foi fundador da Juventude do DEM (antigo PFL), tendo sido secretário geral nacional e seu presidente no Estado.
Como jornalista, apresentou o programa de rádio “Conversando com Ney Lopes Jr” por oito anos, e “Procure os seus direitos”, na TV Tropical, por seis anos. Também apresentou o programa “De olho na cidade”, na TV Band Natal.
Ele também era mestre em Direito Econômico Internacional e pós graduado em Políticas Públicas, Processo Civil, Mediador Judicial. Graduado em Direito na Universidade Mackenzie, de São Paulo (1992/1993) e Universidade de Brasília (1993/1997);.
Entre 2013 e 2015 exerceu a chefia do Procon estadual e em 2015 foi diretor do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte. O pai, advogado Ney Lopes de Souza, foi deputado federal, e a mãe é a professora Abigail de Andrade Souza.
Em seu histórico parlamentar, Ney Lopes Júnior apresentou mais de 100 proposições legislativas e propôs 50 leis que entraram em vigor. Seu trabalho sempre teve como prioridade assuntos de interesse dos cidadãos.
O prefeito do município de Natal Álvaro Dias emitou uma nota oficial sobre o falecimento de Ney Lopes e por meio dela decretou luto de um dia na cidade.
Leia a nota na íntegra:
“Recebi com enorme perplexidade e tristeza a notícia do falecimento do ex-prefeito e ex-vereador Ney Lopes Júnior, no início da noite desta terça-feira (30).
Conhecia Ney Júnior há vários anos, assim como sua família, principalmente o pai e ex-deputado Ney Lopes e sua mãe, dona Abigail, e posso atestar algumas das suas características, sobretudo a inteligência, o preparo e a vocação para o bem servir.
Ele também teve a oportunidade de fortalecer sua imagem de correção e firmeza no trato da coisa pública em uma passagem como prefeito de Natal, no fim de 2012.
Por reconhecer nele tantos atributos, o convidei mais recentemente a fazer parte de nossa equipe, como diretor do Procon Natal, área em que detinha notória especialização. Tive nele, nesse período, um valoroso colaborador, sempre voltado aos interesses coletivos.
Até que, neste momento, me vi como a todos surpreendido pela tão triste notícia da sua passagem à vida eterna. Me solidarizo com todos os seus amigos e familiares por este momento de grande dor. Comunico ainda que decretaremos um dia de luto oficial pelo seu falecimento.
Álvaro DiasPrefeito de Natal”
Além do prefeito Álvaro Dias, a Câmara Municipal de Natal também divulgou uma nota oficial a respeito do falecimento do ex-vereador.
Veja:
“Sob grande consternação, a Câmara Municipal de Natal recebeu a notícia do falecimento do ex-vereador Ney Lopes Júnior, nesta terça-feira feira (30), aos 47 anos de idade. Ney Lopes Júnior é filho do ex-deputado federal Ney Lopes de Souza e da professora Abigail de Andrade Souza.
Desde estudante já demonstrava o seu interesse de ingressar na vida pública e começou na política estudantil. Foi o fundador da juventude do DEM (antigo PFL), Secretário Geral Nacional e Presidente no Rio Grande do Norte.
Em 2008, Ney Lopes Júnior foi eleito vereador de Natal, foi vice-presidente do Legislativo Municipal no biênio 2011-2012 e chegou a assumir a Prefeitura de Natal por um curto período.
Em 2016, foi novamente eleito para uma vaga na Câmara Municipal, sendo mais uma vez o 1• vice-presidente e tendo assumindo interinamente a presidência da Casa.
Na CMN teve uma significativa atuação parlamentar, sendo presidente da Comissão de Justiça, da Comissão de Planejamento Urbano e líder da Prefeitura na Casa. Foi autor de mais de 50 projetos de lei e diversas proposições legislativas.
Advogado e também jornalista, apresentou programas de rádio e tv, sempre com foco na prestação de serviços à comunidade, informações e esclarecimentos jurídicos.
Neste momento de dor, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire, em nome dos vereadores e vereadoras , bem como dos servidores da Casa, dirige seus pensamentos e orações aos familiares e admiradores de Ney Lopes Júnior.
Câmara Municipal de Natal”