A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDINT), iniciou, nesta segunda-feira (20), a campanha “Mossoró no Cadastur”. O objetivo é promover o cadastramento e atualização de empresas do setor de turismo local no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur). O procedimento é simples, rápido e on-line. O cadastramento no Cadastur é importante para ampliar o mapa do turismo do município.
O Cadastur é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual). Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional.
O cadastro permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferece benefícios aos cadastrados.
A SEDINT antecipou o início da campanha de cadastramento e atualização que iniciará nacionalmente em janeiro para que o maior número de prestadores de serviços do turismo de Mossoró participe.
Para realizar o novo cadastro basta acessar o Cadastur no link: https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar#capaInicio, criar um usuário do Portal Único do Governo Federal, caso não tenha o login. Uma vez logado pode acessar e administrar os dados do cadastro existente ou fazer o novo cadastro com preenchimento dos dados na opção “Sou Prestador”. Todo procedimento é virtual e leva no máximo 15 minutos para ser concluído.
O cadastro no Cadastur possibilita participar de programas e projetos do Governo Federal; programas de qualificação do Ministério do Turismo; acesso a financiamentos de bancos oficiais via Fundo Geral do Turismo; fazer parte de feiras, eventos e ações do MTur; aumenta a visibilidade nos sites do Cadastur e Programa Viaje Legal.
Com informações do SECOM