Verão começou nesta terça feira e terá influência do fenômeno La Niña

Foto: Kamilla Cerbino

O verão começa nesta terça-feira, 21 de dezembro, no Brasil e em todo o hemisfério sul. A estação, que vai até 20 de março, tem como característica os dias mais longos do ano, as temperaturas mais altas, o aumento da umidade e chuvas constantes em boa parte do país.

E, neste verão, pela segunda vez consecutiva, será sentido o fenômeno climático conhecido como La Niña. O alerta é da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos.

O motivo do La Niña influir no clima é que o fenômeno promove mudança anormal de pressão da atmosfera no oceano Pacífico, causando seu resfriamento.

O final do verão será entre os dias 20 ou 21 de março, quando acontece o fenômeno astronômico do equinócio, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador.

No Rio Grande do Norte, a previsão é que as temperaturas máximas cheguem a 39º no interior do estado, mas a sensação térmica poderá alcançar os 42º, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

As análises são da Unidade Instrumental de Meteorologia da empresa. De acordo com os pesquisadores, a sensação térmica deve variar entre 2°C e 3°C acima da temperatura, por causa do aumento da umidade do ar no território potiguar. O motivo seria o aumento da temperatura do oceano Atlântico Sul.

Os pesquisadores ainda apontam que os termômetros vão marcar temperaturas variando entre 24 °C e 32 ºC na região do litoral, com sensação térmica de até 35°C.

No interior, as máximas devem chegar a 39°C, com sensação térmica de até 42°C.

Chuvas

Os pesquisadores também analisam que as condições são favoráveis para ocorrência de chuvas tanto na região litorânea como no interior.

A estimativa é volumes próximos à normalidade, com médias de precipitações entre 175 mm no litoral e 200 mm no interior durante o período da estação até março de 2022.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.