O Rio Grande do Norte convive, atualmente, com um cenário de aumento de casos de Influenza A, com 93 casos identificados em dezembro – sendo 37 do subtipo H3N2.
Diante disso, a Secretaria de Estado de Saúde Pública orienta a população a procurar os postos de vacinação ou a unidade mais próxima da sua casa para garantir a imunização.
De acordo com a pasta, a imunização reduz internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação contra a Influenza A, deve ser feita uma vez ao ano. A meta da vacinação no Rio Grande do Norte é de 90% para a população alvo encontra-se baixa em diversos setores do país, o Rio Grande do Norte, está hoje com 80% de cobertura vacinal, de acordo com a plataforma RN Mais Vacina.
As pessoas que já receberam a dose este ano, não necessitam de segunda vacinação, somente no próximo ano a partir de maio. A Coordenação Estadual de Imunização do Rio Grande do Norte orienta que os municípios analisem as inconsistências de dados da Campanha contra influenza, assim como realizem os registros de dados nos sistemas de Informação.
Para os municípios que ainda possuem doses, estas deverão ser utilizadas exclusivamente para o público de Idosos, Profissionais de Saúde e Imunossuprimidos, podendo ser ampliada para os demais grupos conforme a procura.
Tribuna do Norte