O Rio Grande do Norte contará com um reforço de 1.312 novos Policiais Militares para atuarem na Operação Verão 2022. A informação foi divulgada nesta terça-feira (28), pelo Governo do Estado, após um encontro que reuniu autoridades diversas para discutirem o plano de segurança para o período de veraneio no estado no próximo ano.
Reunidos ontem, no Centro de Convenções de Natal, prefeitos e representantes de municípios litorâneos do Rio Grande do Norte e convidados da sociedade civil tiveram um momento de espaço aberto para apresentar demandas e sugestões aos gestores das forças de segurança do estado, que estão elaborando o planejamento da Operação Verão 2022. O Estado confirmou que a atividade terá um reforço de 1.312 novos policiais militares, que foram formados neste ano.
Em relação ao planejamento institucional para o emprego dos novos policiais, o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED/RN), coronel Araújo Silva, comentou de que forma serão utilizados. “Todos os policiais militares recém-formados estarão aptos e vão participar do patrulhamento em todas as praias dos litorais norte e sul do Rio Grande do Norte. Eles serão divididos de acordo com as unidades operacionais para garantir uma temporada de verão mais segura”, afirmou.
A informação é de que a Operação Verão 2022 terá início no próximo dia 7 de janeiro, com ações conjuntas entre diversas instituições. Com a presença da governadora Fátima Bezerra, o encontro desta terça, presidido pelo vice-governador Antenor Roberto, teve como principal objetivo a discussão de ações em segurança pública a serem realizadas pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras das cidades do litoral potiguar no período de veraneio, momento em que ocorre o maior fluxo de norte-rio-grandenses e turistas nas praias estaduais.
O Governo potiguar disse que pela forte incidência da atividade comercial neste período, representantes do trade turístico também apresentaram as suas demandas. De acordo com a governadora Fátima Bezerra, trata-se de um importante incremento para a atuação da segurança pública neste período de grande movimentação de pessoas. “É um momento de fortalecimento das ações da Operação Verão. Além do acréscimo no efetivo, o Governo do Estado garantiu o pagamento das diárias operacionais, que são essenciais para a mobilização das forças de segurança”, afirmou.
Governo do Estado