A Campanha Fevereiro Roxo busca conscientizar a população para que o Alzheimer, lúpus e a fibromialgia, doenças crônicas e incuráveis, sejam identificadas em sua fase inicial, para que seus sintomas sejam controlados ou retardados, a fim de propiciar uma melhor qualidade de vida aos pacientes acometidos por essas patologias.
“Apesar de serem distintas, essas doenças têm em comum o fato de não possuírem cura. Desse modo, o diagnóstico precoce e correto permite ao paciente que o tratamento seja feito de forma eficaz e segura, proporcionando-lhe bem-estar e qualidade de vida”, explicou Priscylla Miranda, coordenadora do Núcleo Ciclos de Vida da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece acompanhamento e tratamento para pacientes com Alzheimer, lúpus e fibromialgia, inclusive com a entrega de medicação. Diante da suspeita de uma das três doenças, as pessoas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para se for o caso, serem encaminhadas a um especialista.