Na edição de fevereiro do Jornal a Luz, nosso bispo Diocesano Dom Mariano Manzana ressaltou a importância da vacinação contra a covid-19.
Vamos conferir:
Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância ( JO 10,10)
Caríssimos irmãos e irmãs, gostaria neste mês de fevereiro, ao invés de tematizar assuntos importantes para a Igreja e a sociedade, antes de tudo fazer uma partilha pessoal como ser humano, cidadão, cristão e pastor da minha experiência no enfrentamento e superação da Covid-19.
Como todos sabem, em fevereiro de 2020 fomos surpreendidos pela pandemia do coronavírus. Tomados pela perplexidade diante da emergência na saúde pública que ameaçava gravemente a vida, alteramos abruptamente nossos compromissos, relações sociais e atividades religiosas. O medo, e em não poucos casos o desespero, tomou conta de muitas pessoas. Distanciamento social, protocolo de higiene e outros meios foram adotados em todo o mundo num empenho coletivo de combate à proliferação do vírus.
Como pessoa humana e de idade avançada também senti medo e tristeza. Como não sentir a perda de tantas vidas? Como não sentir o clamor de famílias que foram afetadas financeiramente, abaladas espiritual e psicologicamente? Como não sentir a dor daqueles que historicamente penalizados tiveram suas dificuldades agravadas na nova realidade social e econômica? Diante deste cenário, a esperança da fé, o exercício do dever de consciência e da cidadania nos moveram em busca conjunta da superação da grande ameaça à saúde e à vida.
O esforço pessoal e coletivo da maioria das autoridades públicas, profissionais de saúde, organizações da sociedade civil e Igrejas foi imprescindível na educação, assistência e incentivo às famílias em todo o país. Como Igreja nos empenhamos em orientar nossas comunidades para o cumprimento das determinações sanitárias, assim como no serviço religioso remoto e amparo sócio-caritativo aos mais vulneráveis.
No mês de janeiro deste ano, testei positivo para a Covid-19. Nesse momento, de modo simples, sincero e cordial, como afirmei na minha página no Instagram, quero explodir uma nota de louvor para a companheira de viagem da nossa vida que é a “vacina”. Saber do resultado positivo do teste de covid tem, dentro de nós, o peso de uma telha que cai na cabeça. Psicologicamente derruba. Parece que nos tornamos “leprosos”.
Depois, descobrimos com alegria, dia após dia, que o melhor remédio é hoje a vacina que tomamos ao longo dos últimos meses, garantindo imunidade de tal forma a sentirmos sintomas leves, confiança interior e melhora rápida. Um grande obrigado aos políticos de visão ampla e serviçal que trabalham para que a vacina seja um bem ao alcance de todos. Obrigado aos cientistas e profissionais de saúde.
Obrigado a todos que, de forma consciente e comprometida com a vida, se fazem instrumentos de Deus no amparo, assistência, incentivo para que possamos superar o mal que se abateu sobre nós.
Gostaria sincera e humildemente que minha partilha pudesse ajudar na conscientização e incentivo àqueles que por algum motivo ainda têm receio de buscar a vacina. Lutemos pela vida, dom de Deus. Pela nossa vida e pela vida dos nossos irmãos, acolhendo a abundância desse dom prometido por Cristo. Deus abençoe a todos!
Dom Mariano Manzana
Bispo Diocesano