Inscrições abertas para o Catecumenato 2022

Foto: Internet

Todos os jovens (que tenham ao menos 15 anos em 28/05/2023) e adultos que queiram fazer o percurso de iniciação à vida cristã e receber os sacramentos da iniciação (Batismo, Eucaristia e Crisma) podem participar.

A igreja quer os acolher e dispensar os seus sacramentos pra a salvação.

Click no link abaixo e faça sua inscrição:

https://forms.gle/a3fxrc1He24Q9y2cA

Desde as origens da Igreja, o Batismo dos adultos é a situação mais normal nas terras onde o anúncio do Evangelho é ainda recente. O catecumenato (preparação para o Batismo) ocupa então um lugar importante. Sendo iniciação à fé e à vida cristã, deve dispor para o acolhimento do dom de Deus no Batismo, na Confirmação e na Eucaristia.

Hoje em dia, portanto, em todos os ritos latinos e orientais, a iniciação cristã dos adultos começa desde a entrada deles no catecumenato, para atingir seu ponto culminante em uma única celebração dos três sacramentos: Batismo, Confirmação e Eucaristia.

O catecumenato, ou formação dos catecúmenos, tem por finalidade permitir a estes últimos, em resposta à iniciativa divina e em união com uma comunidade eclesial, que levem a conversão e a fé à maturidade. Trata-se de uma “formação à vida crista integral (…) pela qual os discípulos são unidos a Cristo, seu mestre. Por isso, os catecúmenos devem ser iniciados (…) nos mistérios da salvação e na prática de uma vida evangélica, e introduzidos, mediante ritos sagrados celebrados em épocas sucessivas, na vida da fé, da liturgia e da caridade do povo de Deus “.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.