Governo repudia declaração de Bolsonaro e diz que não faz uso político de Oiticica

Foto: Sandro Menezes

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) divulgou nota repudiando a declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que o Governo do RN estaria impedindo a conclusão das obras da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, por motivações políticas. De acordo com a nota, as informações divulgadas no vídeo são “inverdades” e reforça que o Governo “em nenhum momento fez uso político da barragem”.

“As informações divulgadas no vídeo são inverdades e mostram, tanto da parte do presidente da República quanto do seu assessor, o total desconhecimento sobre as questões relacionadas ao Complexo Oiticica, especialmente, sobre os contextos sociais existentes”, afirmou o Governo. Em um vídeo ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, Bolsonaro afirmou que a transferência de 10 a 15 famílias na área próxima a barragem, que é necessária para terminar a parede do vão central, não é feita, porque o governo tem motivos que envolvem questões políticas.

O fato foi rebatido pela pasta:

“Considerar que a vulnerabilidade dessas famílias da comunidade Carnaúba Torta é algo menor, e que por conta dessas pessoas outras centenas seriam penalizadas, revela a ausência de sensibilidade que deve ser premissa não apenas de um gestor, mas de qualquer ser humano. Para o Governo do RN, essas obras vão além do concreto e da água a ser armazenada, pois são tratadas como parte de uma política pública na qual todos e todas são importantes”, afirma.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.