O Papa Francisco enviou um telegrama ao Bispo de Petrópolis (RJ), expressou sua solidariedade e disse que reza pelas vítimas da tragédia que acomete a cidade serrana do Rio de Janeiro.
No documento, que foi assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, o Santo Padre diz a dom Gregório Paixão Neto que confia ao Bispo “transmitir às famílias das vítimas suas condolências”.
Segundo a Polícia Cívil, ao menos 120 pessoas morreram e outras 116 seguem desaparecidas, após o temporal da última terça-feira (15) que provocou alagamentos e deslizamentos de terra.Reprodução/ Vaticano
No telegrama, o secretário do Papa diz que Francisco tomou conhecimento da tragédia em Petrópolis com “pesar”. Ele também pede que o Bispo dom Gregório ofereça palavras de conforto aos que perderam seus familiares e suas moradias.
“Transmitir sua participação na dor de todos os enlutados ou despojados de seus haveres”, escreveu o Pontífice.
O Papa também disse que deseja “pronto restabelecimento e serenidade e consolação da esperança cristã para todos os atingidos pela dolorosa provação”.
SOS Petrópolis
Para centralizar as doações em dinheiro, a Diocese de Petrópolis colocou uma conta a disposição de todos que quiserem fazer a doação pra ajudar as vítimas: c/c 114.134-1, Agência Banco do Bradesco 0401 para o CNPJ 28.805.190/0001-33. As pessoas interessadas em ajudar podem ainda entrar em contato pelos telefones (24) 98828-0215 e (24) 98819-1455.
A Diocese de Petrópolis recebeu apoio das arquidioceses e dioceses do Regional Leste 1 da CNBB, da Cáritas Nacional, da presidência da CNBB e de diversas instituições, inclusive com voluntários para atuar no cuidado das vítimas.