Transporte coletivo em Mossoró retomará linha Universidades nesta segunda-feira

Foto: Wilson Moreno

Com o retorno das atividades presenciais nas Instituições de Ensino Superior (IESs) de Mossoró, o transporte coletivo do município volta a contar com a linha Universidades. A operação interliga os itinerários dos bairros com as universidades e será retomada na próxima segunda-feira, 14, conforme cronograma do programa Ônibus no Bairro, da Prefeitura de Mossoró, em parceria com a concessionária do serviço, Cidade do Sol. O planejamento é traçado pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade e Trânsito (Sesdem) e da Cidade do Sol. 

A linha Universidades retoma após dois anos de suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino superior, em razão da pandemia de Covid-19, e beneficiará milhares de estudantes. Para acessar a linha, os usuários seguirão nas linhas que operam nos bairros até o ponto instalado em frente a empresa AeC. Lá, farão integração com a Universidades, seguindo até o Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN), Ufersa e Uern.

“Todos os bairros e todas as universidades vão estar sendo assistidas, independentemente de ser pública ou particular. Isso em função da integração, pois, se não fosse a integração, não haveria essa possibilidade. O cronograma de horários foi todo pensado de modo a facilitar a integração e beneficiar o maior número de mossoroenses possível”, explica Luís Correia, diretor Executivo de Trânsito da Sesdem.

Integração

A integração tarifária permite que o passageiro utilize duas linhas pagando apenas uma tarifa. Para isso, deve efetuar o pagamento com o Cartão Passe Fácil, carteira de estudante ou vale-transporte. O benefício não é válido para pagamentos em dinheiro. Além disso, é necessário acessar o segundo ônibus no período de até uma hora após ingressar no primeiro veículo.

Waldemar Araújo lembra ainda que o usuário do transporte coletivo dispõe também de outra ferramenta que torna mais prática a utilização do serviço. Trata-se do aplicativo Cittamobi, que mostra, em tempo real, as rotas e horários de todas as linhas. Com isso, é possível saber, com exatidão, a hora em que a linha desejada passará em determinado ponto de ônibus.

“Nós reforçamos o pedido para que as pessoas baixem o aplicativo e possam aproveitar os benefícios que ele proporciona, como comodidade e segurança. Com ele, o estudante não precisará se expor em uma parada sabendo que o ônibus só passará em 15 minutos, por exemplo. O Cittamobi mostra a hora exata e ele só irá quando o ônibus já estiver bem próximo”, detalha.

Diálogo

Ao longo dos últimos dias, direção da empresa e Sesdem estiveram reunidos com representantes das instituições de ensino superior, a fim de reunir informações que ajudaram na definição do cronograma de horários da linha Universidades. O resultado, segundo o diretor da Cidade do Sol, melhorou o atendimento ao público universitário.

“Procuramos entender a dinâmica dos horários de aula nas instituições atendidas e, com base nisso, retomar o atendimento. Lembrando sempre que estamos voltando de forma gradual e responsável, mas oferecendo um serviço que atenderá à comunidade”, conclui.

Operação

Com a volta da Universidades, na próxima segunda-feira, 14, a linha Abolição também passará por adequação. Será desmembrada em duas linhas, como funcionava antes da pandemia: Abolição/Santa Delmira e Abolição V/Santa Júlia. Com as atualizações, o transporte coletivo mossoroense passa a operar com um total de 12 linhas. Os horários de todas as operações podem ser conferidos nas redes sociais da Cidade do Sol (Instagram e Facebook), além do aplicativo Cittamobi.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.