Tradicional procissão da Festa de São José acontece neste sábado, 19

Foto: Reprodução

A edição 2022 da Festa de São José terá novamente a sua tradicional procissão realizada no dia 19 de março, dia do padroeiro. A festa de São José é uma das maiores manifestações religiosas de Mossoró, mas por conta das medidas restritivas impostas pelas autoridades sanitárias em virtude da pandemia do novo coronavírus, a procissão não era realizada há dois anos.

Depois das festas marianas que têm um lugar especial no coração das pessoas de fé, São José é um santo de devoção popular pela sua história de justiça e de pai adotivo de Jesus e esposo de Maria, além do que, a sua ajuda aos agricultores, que o têm como o padroeiro que traz chuvas no seu dia como sinal de bom inverno.

Em 2020 e 2021, a organização do evento não realizou a procissão que costuma reunir milhares de fiéis percorrendo diversas ruas próximas à igreja de São José celebrando a data. Para esse ano, a organização promete uma bela procissão em homenagem ao santo.

“Com as graças de Deus por intercessão de São José queremos e iremos fazer uma bela procissão em homenagem ao nosso padroeiro. Teremos a solene celebração de encerramento às 16h com Dom Mariano, nosso pastor diocesano e logo após sairemos pelas ruas do bairro com a imagem do nosso santo protetor”, comemorou o Padre Robério Holanda.

Ele explicou que a procissão vai percorrer algumas ruas nas proximidades da região onde está localizada a igreja de São José. A celebração será encerrada com a bênção do Santíssimo Sacramento e arriamento das bandeiras.

“Sairemos da Igreja Matriz de São José na rua Venceslau Braz, Rodrigues Alves, Juvenal Lamartine, João Cordeiro, Venceslau Braz, Delfim Moreira, Marechal Deodoro novamente na Rodrigues Alves para chegar de novo na Igreja Matriz encerrando a festa com a bênção do Santíssimo Sacramento e o arriamento das bandeiras”, disse Robério sobre o percurso e celebrações que vão ocorrer após a caminhada dos fiéis pelas ruas saudando o padroeiro.

“Preparamos a festa com todo gás e entusiasmo que ela merece; vontade de realizar uma festa para a comunidade, com todo o brilho que o padroeiro exige. Com todos os cuidados ainda com relação à pandemia, sempre pedindo a utilização de máscaras e disponibilizando álcool para a higienização das mãos, distanciamento social. Tudo preparado com cuidado e muito carinho para a realização de uma festa à altura do padroeiro”, disse o padre sobre a preparação para festa deste ano ainda com todos os cuidados requeridos para evitar o contágio e contaminação.

O padre Robério Holanda destacou a dificuldade para a organização do evento em realizar a festa em meio à pandemia que ceifou a vida de mais de 8 mil potiguares em quase dois anos. Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou estado de pandemia em meados de março de 2020.

“No ano de 2020 fomos surpreendidos com a pandemia do coronavírus e já não tivemos a conclusão da festa de forma satisfatória. No encerramento já não tivemos a procissão de encerramento. Para o ano de 2021 estávamos nos preparando para celebrarmos a festa em março, porém houve o aumento no número de casos e suspendemos a festa até que em agosto conseguimos celebrar, com todas as restrições e limitações que os cuidados com a pandemia e os órgãos sanitários exigiam”, detalhou.

Para a festa neste ano, o padre salientou que as reuniões tiveram início em novembro e sempre a organização preferiu trabalhar com “o pé atrás” sobre a evolução da pandemia no período que antecedia aos festejos. Ele celebrou a diminuição no número de casos e óbitos nas últimas semanas o que fez a organização planejar a festa e encerrá-la na data tradicional.

“Desde novembro de 2021 que estávamos nos reunindo com as diversas pastorais e movimentos para celebrarmos a festa em março de 2022, porém sempre com o pé atrás e com medo de um novo aumento de casos. Mas graças a Deus os casos reduziram e estamos celebrando nosso padroeiro no seu mês e se Deus quiser encerrar a festa na data correta, dia 19 de março, com todos os cuidados necessários”.

Robério Holanda também salientou ainda que no período da pandemia outros eventos de massa vinculados à Festa de São José deixaram de ser realizados devido às medidas restritivas que impedia aglomeração. Ele disse que conseguiu manter integralmente a parte religiosa.

“Conseguimos manter a parte religiosa integralmente, com as novenas e missas, inclusive com as transmissões ao vivo através das redes sociais da paróquia, porém o que mais foi prejudicado durante esses 2 anos de pandemia foi a parte social. Tivemos perdas com a pandemia no que diz respeitos a eventos de massa, por exemplo, a ‘bicicletada’ de São José. Reduzimos o tamanho da parte social, que desde 2020 trouxemos para a praça da Igreja que antes interditávamos uma via da rua lateral à Igreja. Também em 2020 não realizamos a procissão à pé, mas sim uma carreata pelas ruas dos bairros que compreendem a paróquia”, falou.

Lei reconhece Festa de São José como patrimônio Cultural Imaterial de Mossoró

A Lei nº 3.931, de 7 de março de 2022, reconhece a Festa de São José como patrimônio Cultural Imaterial de Mossoró. A medida foi publicada no Jornal Oficial do Município (JOM) da última quinta-feira (10). Ela entrou em vigor na data de sua publicação. A proposta é autoria do vereador Genilson Alves.

Na justificativa, o propositor explica que a Festa de São José é um marco na fé católica do município. Os festejos possuem grande importância cultural, regional e religiosa para os cidadãos mossoroenses.

A festa também contribui para o fortalecimento da fé cristã e fomento da cultura local através de diversas atividades que acontecem no período. A Festa de São José é realizada entre os dias 9 e 19 de março. Sobre o reconhecimento da festa de São José, o vereador reforça a importância da data para a cidade.

“A festa de São José é um marco na fé católica no município de Mossoró, ocorrendo anualmente no mês de março. Em nossa cidade, a festividade é realizada na Matriz de São José, no bairro Paredões, tendo como ápice a procissão que reúne centenas de pessoas, no dia 19 de março. Os festejos de São José possuem grande importância cultural, regional e religiosa para os cidadãos de nosso município, contribuindo para o fortalecimento da fé cristã e fomento da cultura local através de diversas atividades que acontecem no período”.

O padre Robério Holanda enaltece o reconhecimento da festa como patrimônio cultural imaterial e diz que o título traz diversos benefícios para toda a cidade.

“Ter uma festa reconhecida como patrimônio cultural imaterial é dizer que ela é importante e traz benefícios à comunidade em todos os seus aspectos religiosos, culturais e sociais. A festa de um padroeiro não é só religiosidade, mas também é cultura onde artistas da terra e até de fora se apresentam, é economia que geral com pequenos vendedores que aumentam um pouco mais a sua renda pela concentração de público, é turismo para aquela localidade que traz pessoas de outros bairros e até cidades vizinhas para prestigiar aquele evento. Portanto, somos gratos ao vereador Genilson Alves que muito sabiamente apresentou e a Câmara de Mossoró aprovou”, destacou.

Programação conta com novenas, missas e festa social

Com o tema “Com São José, aprendamos a viver a fé e o amor em família”, a Festa de São José teve início na última quarta-feira (9) e prosseguirá até o próximo dia 19 com a tradicional procissão pelas ruas nas proximidades da igreja de São José.

A missa solene de abertura da festa foi celebrada pelo padre Robério Holanda, pároco da paróquia de São José. Depois foi realizado o cerimonial de abertura da festa.

Ao longo de toda essa semana a programação da festa contará com novenas, missas e a parte social. As novenas começaram na última quinta-feira (11) e se estendem até esta sexta-feira (18), véspera da procissão.

Já as missas ocorrerão até o sábado (19) em diversos horários. A programação também contará com novenários, terço de São José e batizado. Também está programada para o dia 19 a missa do agricultor. Ela será realizada a partir das 11h.

A festa social conta com barracas com comidas diversas na praça da Igreja Matriz, todas as noites. Haverá ainda o bazar do Projeto Padre Guido, após a novena. Também terá jantar de confraternização, feijoada das famílias, almoço do agricultor após a missa e festival de prêmios após a bênção do Santíssimo.

Portal De Fato.com

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.