Edital seleciona startups de soluções para onshore

Empresas selecionadas participarão de Demoday, dentro do Mossoró Oil e Gas 2022, que acontecerá de 5 a 7 de julho, em Mossoró

Imagem: Reprodução

O Sebrae no Rio Grande do Norte lançou, nesta terça-feira (17), edital para seleção de micro e pequenas empresas de tecnologia e startups. As inscrições seguem até o dia 6 de junho. As selecionadas participarão do Demoday – dia em que startups apresentam suas soluções para uma banca de avaliadores com interesse em financiar, apoiar um projeto ou mesmo adquirir uma solução tecnológica. O evento acontecerá no dia 6 de julho, na Arena Inovação, dentro da programação do Mossoró Oil e Gas Expo (MOGE).

Realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e Redepetro RN, o Moge é considerado o maior evento do onshore (produção de petróleo em terra) brasileiro. A edição deste ano ocorrerá de 5 a 7 de julho, no Expocenter, na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

Interessados em participar da seleção devem acessar o https://mossorooilgas.com.br/documentos/EDT-EDITAL-ARENA-DE-INOVAC-A-O-MOSSORO-OIL-E-GAS-2022.pdf.

Startus são empreendimentos de caráter inovador que visa aperfeiçoar sistemas, métodos ou modelos de negócio. A startup pode ser caracterizada como incremental, quando objetiva promover algum produto ou serviço já existente, e também pode ser caracterizada como disruptiva, quando visa à criação de algo inédito.

Segundo a organização do evento, a ideia do Demoday é identificar e selecionar micro e pequenas empresas de tecnologia e startups que tenham um projeto ou soluções de inovação tecnológica de produto ou processo, orientadas ou aplicadas à cadeia produtiva do petróleo e gás.

“Através desse edital, o evento fomenta a inovação tecnológica na cadeia de óleo e gás, gerando oportunidades para pequenos negócios inovadores e startups. Com o Demoday, vamos possibilitar que soluções, algumas até então desconhecidas, possam apresentar seus projetos, com foco na inovação e tecnologia na cadeia do onshore”, ressalta Robson Matos, gestor do Projeto de Petróleo e Gás do Sebrae-RN.

Critérios

De acordo com o edital lançado pelo Sebrae, podem participar da seleção pequenos negócios como: Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) ou Pequenas Empresas de Base Tecnológica (PEBT). O foco são empreendimentos com soluções inovadoras à cadeia produtiva de petróleo e gás.

O presidente da Redepetro RN, Gutemberg Dias, explica que serão selecionadas até 15 soluções tecnológicas. Ainda segundo ele, o foco deve ser em áreas como aumento do fator de recuperação de poços de petróleo e gás; automação; big data, machine learning e inteligência artificial aplicadas a processos e nanotecnologia; além de desenvolvimento de materiais; digital Twins para projeto, produção e manutenção; georreferenciamento de instalações, entre outras.

“A inovação está no DNA do Mossoró Oil e Gas. A programação do evento destina um espaço específico para as discussões na área, que é a Arena Inovação. E o Demoday vem fortalecer ainda mais esse aspecto inovador do evento, tão estratégico para o setor de petróleo e gás, com edital que abrange inovações com foco em dezenas de áreas”, pontua Dias.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.