Prefeitura de Mossoró inicia procedimento de castração em PETs

Imagem: Célio Duarte/SECOM/PMM

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou o procedimento de castração de cães e gatos no município. A primeira clínica credenciada começa as cirurgias nesta segunda-feira (15). Pela parte da manhã foram feitos os exames pré-operatórios e na parte da tarde é realizada a castração.

Inicialmente, 25 castrações devem ser realizadas por semana, o que daria cinco por dia. Ao todo, a Secretaria de Saúde de Mossoró trabalha com o total de 100 procedimentos mensais. Outras clínicas deverão ser credenciadas e a Prefeitura assim aumentará a oferta para suprir a demanda existente.

“Mossoró passa a contar com esse novo serviço com credenciamento de clínica para castração de animais na cidade. Já temos mais de mil formulários preenchidos na nossa plataforma digital para que esses tutores, ONGs (Organizações Não Governamentais) venham sendo informados e chamados para o dia do procedimento de cada animal”, explicou a titular da SMS, Morgana Dantas.

As principais vantagens da castração dos PETs são: controle populacional de cães e gatos; melhor qualidade de vida, pois evita doenças relacionadas ao aparelho reprodutivo; diminui as incidências de doenças zoonóticas, pois haverá a diminuição populacional dos animais de rua; e os animais geralmente tornam-se mais dóceis.

Késia Freire Morais levou dois PETs para a castração. Eles foram os primeiros a passarem pelo procedimento. Ela destacou a importância da iniciativa do Município. “Minha irmã se cadastrou e estou aqui com os animais para a castração. É muito bom ter essa iniciativa para a pessoa que não tem condições financeiras para fazer esse procedimento. Eu não sabia que meus PETs seriam os primeiros”, contou.

Quem também esteve na manhã desta segunda-feira na clínica credenciada para a castração dos animais foi Renata Praxedes. Ela é fundadora e presidente do Instituto que leva seu nome. A protetora também ressaltou o início dos procedimentos.

“A gente nunca teve em Mossoró uma política voltada para os animais. Eu confio que agora é um primeiro passo para uma história de realizações de políticas públicas voltadas para a causa animal. Esse credenciamento das clínicas é um grande passo”, disse.

Zejamildo Medeiros, veterinário da clínica, explicou que a castração tem inúmeros benefícios para a saúde animal e do ser humano. “Comprovadamente o animal castrado terá mais cinco anos de vida”, observou.

O cadastro para realização da castração deve ser feito através da plataforma Mossoró Digital, que pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Mossoró (prefeiturademossoro.com.br).

Podem se cadastrar para agendamento do procedimento ONGs protetores de animais e tutores de animais. Com o cadastro realizado pela internet, a clínica mantém o contato com o responsável do animal para acompanhamento e realização do procedimento.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.