Dia do Catequista: um Ministério que propaga amor e fé

Imagem: Reprodução

Neste domingo, 28 de agosto, é celebrado o Ministério de Catequista, formado por pessoas tão potentes em prol de educar e colaborar na propagação e ensinamento dos princípios da fé e estudo da Sagrada Escritura.

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, Bispo Diocesano de Campos, escreveu um texto para o Vatican News sobre a celebração da data com o título “Ser catequista é viver, testemunhar e fazer comunhão”. E essa é exatamente a missão, mais do que ensinar, é viver o que se fala.

Para Rosangela Dias, catequista há cerca de 20 anos, e também Coordenadora Paroquial, exercer a missão é gratificante. 

“Recebi um convite de uma amiga catequista para ajudá-la e me encantei. Isso foi 1994 e esse ‘chamado’ foi despertando em mim esse desejo de evangelização, de compromisso e muita reponsabilidade. De falar de Jesus, da nossa Igreja e de quanto ela é linda., explica a catequista sobre como iniciou seu desejo em iniciar na missão.

Ser catequista por amor, como Ronsagela define, é também estar conectado com os princípios de Deus, que sempre nos ensina com bondade, amor e paciência, e nos direciona ao melhor caminho. É uma via de mão dupla, ambos, catequistas e catequizandos, contribuem, ensinam e aprendem uns com os outros.

“Essa contribuição ajuda na vida espiritual porque ao mesmo tempo que ensino, eu aprendo, e muito. Hoje, posso dizer que vivemos uma realidade bem diferente, é difícil evangelizar, mas eu falo para eles ‘o mais importante para mim é a vivência das missas aos domingos, quero que aprendam, sim, mas o meu desejo é que se tornarem adultos conscientes da fé cristã e que amem a nossa Igreja.’”, explica Rosangela sobre a troca entre catequista e catequizando.

Quando questionado sobre a motivação da catequista em seguir nessa jornada, a resposta evidencia o amor que existe em servir ao Senhor e criar discípulos para a nossa Igreja.

É olhar pra eles e ver que a semente foi plantada. Mesmo que sejam poucos no final da caminhada, tenho certeza de que não vão esquecer dos ensinamentos e de quanto eles são importantes para o futuro da Igreja”, divide Rosângela.

A todos os catequistas: parabéns pela dedicação, pela propagação da fé, por serem condutores dos ensinamentos de Deus, por mostrarem os valores, mandamentos e diretrizes da nossa Igreja e criarem essa semente de amor que transcende na vida de cada um que propaga a fé e a recebe.

Fonte: Portal A12

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.