O Santo Padre, o Papa Francisco, confirmou sua viagem para o Cazaquistão, logo no início de agosto, quando retornou da viagem apostólica ao Canadá.
Francisco viajará ao país da Ásia Central nesta semana, entre os dias 13 e 15 de setembro, para participar de um congresso de líderes religiosos mundiais, de acordo com o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, em um comunicado.
O Santo Padre aceitou o convite das autoridades civis e eclesiásticas e viajará a Nursultan, capital cazaque, para participar do VIII Congresso Mundial de Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais.
A visita foi anunciada em Abril pelas autoridades do país da Ásia Central, mas só em agosto foi confirmada pelo Vaticano.
Naquela ocasião, o Papa realizou uma videoconferência com o presidente do Cazaquistão, Kasim-Yomart Tokayev, e expressou sua vontade de participar do congresso, com o objetivo de promover o diálogo religioso, “necessário para o mundo de hoje”.
O último Papa a viajar para o Cazaquistão foiJoão Paulo II, em 2001.
Durante a entrevista coletiva no voo papal, voltando do Canadá para o Vaticano, Francisco disse que iria ao Cazaquistão apesar dos seus problemas de saúde, porque é “uma viagem tranquila”. Na ocasião, o Papa demonstrou vontade também de ir a Kiev, capital da Ucrânia, para pedir o fim da guerra.
O Papa Francisco pretende continuar viajando e espera poder ir ao Sudão do Sul e à República Democrática do Congo no próximo ano, em viagens que foram adiadas por conta dos seus problemas de saúde.
“A visita de um homem de Deus”
Francisco chegará ao Cazaquistão no dia 13 de setembro, e será recebido pelas autoridades do país para fazer o primeiro de seus cinco discursos oficiais.
Nos demais dias o Pontífice deve participar dos trabalhos do Congresso, alternando com momentos já pré-definidos dedicados à comunidade católica local, como a celebração da Missa na praça da Expo e o encontro com os Bispos e religiosos na Catedral Mãe de Deus do Perpétuo Socorro.
O bispo auxiliar de Karaganda e primeiro prelado local do Cazaquistão, dom Yevgeniy Zinkovskiy, contou à agência missionária da Congregação para a Evangelização dos Povos, que todos do país estão entusiasmado com a visita do Papa.
“Não há palaão há palavras para descrever a felicidade de toda a comunidade católica cazaque por causa da visita do Papa Francisco ao nosso país. O que mais nos alegra é ver que o restante da sociedade, que não é católica, também acolheu a notícia da viagem do Santo Padre com grande entusiasmo”.
E explicou que desde que sua visita foi confirmada, o país já se movimenta para recebê-lo; assim como os católicos e não católicos, que esperam a visita do Santo Padre.
“Desde quando sua vinda foi oficializada, vemos nas ruas muitos jornalistas perguntando às pessoas comuns o que pensam da chegada de Francisco; a resposta é que todos estão muito felizes por um homem de Deus tão importante visitar o povo cazaque“.
Fonte: Portal A12